ago 2011 17

Saiba como foi o II Seminário Internacional Brasil-Índia

Ocorreu na noite de terça-feira, dia 16 de agosto, na Universidade Metodista de São Paulo o  II Seminário Internacional Brasil-Índia

A abertura do evento foi feita pelo diretor da FAE, Professor Luiz Silvério e houve também mensagem da Pastoral. Os trabalhos foram conduzidos pelo Professor João Almeida.

Os palestrantes Roberto Paranhos do Riobranco, presidente da Câmara de Comércio Brasil India, Evandro de Lima, secretário de relações internacionais de São Bernardo do Campo e Mahesh Patankar, diretor de inovação de mercado da Customized Energy Solutions, este por meio de vídeo conferencia, diretamente de Mumbai na India, falaram sobre aspectos econômicos, sociais e os desafios, riscos e oportunidades para o desenvolvimento de negócios entre Brasil e Índia.

Roberto falou sobre a maior aproximação entre Brasil e India a partir de 2006 e sobre as complementaridades e similaridades das duas economias. Evandro falou sobre as iniciativas da Prefeitura de São Bernardo do Campo no desenvolvimento de negócios internacionais e Mahesh falou em inglês, sobre os desafios no setor energético na Índia.

Ao final do evento, o público fez perguntas aos palestrantes. O uso da tecnologia de vídeo conferencia que permitiu a interação diretamente com a India, com um fuso horário de 8 horas e trinta minutos a frente do fuso horário brasileiro foi muito interessante, e é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a aproximar os povos.

A experiência bem sucedida no uso da vídeo conferencia estimulará os organizadores do seminário a fazerem mais uso desta tecnologia nos próximos eventos. Cabe registrar que o auditório estava lotado, e estavam presentes professores da FAE, convidados do PRMIA Brazil Chapter, e o coordenador do PPGA , Prof. Dr. Luiz Roberto. A organização do evento foi feita pelo Prof. Alberto Suen, do PPGA, que realizou o contato com Mahesh Patankar (via Skype) e também realizou a intermediação como intérprete durante o evento.

 

Esta entrada foi publicada em Evento Científico, Notícias do Programa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>