SWOT e o Planejamento de Marketing

Nos dias de hoje com a concorrência acirrada em todos os segmentos, analisar bem o mercado que pretende se inserir e conhecer sua capacidade de entrega é vital para se chegar ao sucesso esperado e para tanto, é essencial montar um plano de marketing estratégico!

O plano de marketing estratégico determina os objetivos gerais e qual estratégia a empresa deve adotar.

Uma visão aprofundada do negócio em que se quer entrar pode ser feita através de uma ferramenta denominada Matriz SWOT que é composta pela análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças inerentes ao negócio.

Na matriz SWOT, é analisado não somente o ambiente interno, que são as forças e fraquezas da organização, mas também o ambiente externo, ou seja as oportunidades e ameaças existentes no mercado em que se pretende entrar.

“Depois de identificar as principais ameaças e oportunidades que uma unidade enfrenta, a gerência pode caracterizar a atratividade global do negócio.

Quatro resultados são possíveis:

-Um negócio ideal apresenta muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes;

-Um negócio especulativo tem grandes oportunidades e ameaças importantes;

-Um negócio maduro apresenta poucas oportunidades e poucas ameaças;

-Um negócio com problemas apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças”. (KOTLER, 2000, p.99)

Diante do resultado da análise SWOT, a decisão de entrada em um determinado negócio é tomada com maior facilidade e com muito mais possibilidades de sucesso. Conhecer sua capacidade é tão importante quanto entender as oportunidades e ameaças. De nada adianta encontrar uma grande oportunidade se não tiver capacidade interna de aproveitá-la, como também de nada adianta possuir uma estrutura interna excelente para um negócio que já não é interessante.

Planejar é o primeiro passo para o sucesso de um negócio e nada melhor do que dar esse primeiro passo com o pé direito!

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

 

Marcus Vinicius Costa dos Santos – Polo Volta Redonda

Pedro Eduardo de Carvalho Landin – Polo Rudge Ramos

Alunos CTS Marketing