Inovar é preciso!

No ambiente empresarial “Inovação” é uma das palavras mais ouvidas nos últimos tempos.

Afinal o que é inovação? Segundo dicionário Aurélio Inovar é ”introduzir novidades em, renovar, inventar, criar”.

Nos dias de hoje dentro do ambiente empresarial, inovação significa sobrevivência. Com o mercado virtual crescendo vertiginosamente, empreendedores estão se desdobrando em busca de surpreender. Darwin disse: “Não é o mais forte ou inteligente que sobrevive, mais sim, aquele que está preparado para mudanças.”.

As pessoas e organizações precisam aprender a se adaptar cada vez mais rápido. A essência da inovação é a busca pela diferenciação. Para inovar é preciso criar um ambiente e cultura certa a fim de inspirar as pessoas envolvidas e potencializar suas mentes a atingir todo seu potencial.

As startups são responsáveis por muitas das ideias inovadoras que chegam ao mercado e são a menina dos olhos de muitos investidores que estão cada vez mais presentes no Vale do Silício (berço de startups) em busca de parcerias e ideias inovadoras.

Veja o exemplo da EMBRAER fabricante de aeronaves que investe 10% de seu faturamento de 6 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento. Resultado: 50% das receitas da empresa chegam da venda de inovações lançadas nos últimos cinco anos.

Criou o Centro Embraer de Inovação nos Negócios em Melbourne, na Flórida, para estar perto de startups americanas e está desenvolvendo um veículo elétrico autônomo em parceria com a Uber.

Não é por acaso que as empresas que mais lucram e se destacam no mercado são as que mais investem em inovação, o que reforça a máxima de que “ inovar é preciso”.

 

Marcus Vinicius C. Santo – Polo Volta Redonda

Rita de Cássia M. R. Barbosa – Poo Rudge Ramos

Alunos do CST em Marketing EAD

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/as-10-empresas-mais-inovadoras-no-brasil-segundo-a-forbes,Sebrae