Transformando Necessidade em Demanda

Lançar um produto que tenha consumidores ávidos por compra-lo é o sonho de qualquer empreendedor. Mas será que existe alguma maneira de descobrir os anseios dos consumidores por algum produto?

Ter senso observador e ser criativo é fundamental para se conhecer as necessidades dos consumidores!

Em qualquer lugar que se esteja, como em uma loja de varejo, em um bar, em um banco ou até mesmo aguardando uma criança na portaria de uma escola, oportunidades de negócio podem surgir. Para tanto a observação de como as pessoas se comportam com uma visão detalhada e focada é essencial. No dia a dia das pessoas há sempre uma maneira de levar melhorias à rotina de cada um, rotina esta que se torna normal para quem a pratica com o passar do tempo. Cabe ao empreendedor criativo e atento descobrir dentro desta rotina uma maneira de facilitar a vida das pessoas e implementar ações através de produtos ou serviços que levem um ganho que pode ser de tempo, de praticidade, de custo ou outros ganhos que sejam percebidos com facilidade pelo público alvo.

Filho sem fila?

Alguém observando as tremendas filas formadas nas frentes das escolas e a loucura causada no trânsito de São Paulo criou um aplicativo que faz a comunicação entre pais e portarias das escolas e o filho somente sai quando o carro que vai busca-lo está a poucos metros da portaria diminuindo assim a quantidade de carros parados em fila dupla e ocasionando transtorno ao trânsito.

Esta ideia, que facilita a rotina dos pais e minimiza problemas ao trânsito, é vista como uma necessidade atendida. Peter Drucker disse em seu livro Management: “a finalidade de uma empresa ou empreendimento encontra-se fora e consiste em criar um cliente”. E os clientes não sabem, muitas vezes, do que precisam. O empreendedor atento consegue perceber, formatar algo e mostrar ao mercado.

Para obter êxito toda a ação deve ser pensada considerando o cliente como um ser de necessidades e desejos. Drucker afirmava também que “demandas são desejos por um produto específico apoiada na capacidade de pagar por isso”.

As oportunidades podem estar em qualquer lugar e em simples rotinas das pessoas. Quem conseguir materializa-las com eficiência certamente terá sucesso transformando a necessidade em demanda.

 

Marcus Vinicius Costa dos Santos – Polo Volta Redonda

Ricardo Janavícius Tamassia – Polo Rudge Ramos

Alunos CST em Marketing EAD