Como Desenvolver um Perfil Inovador

O alemão Otto Lilienthal, o pioneiro da aviação, com propriedade escreveu: “Inventar um avião não é nada. Construir um é alguma coisa. Voar é tudo.” Noutras palavras, criar na prancheta mental não é nada. Tornar real o projeto mental é alguma coisa, mas fazê-lo funcionar é tudo.

Inventar, construir e voar nem sempre – quase nunca – é um processo rápido. A exemplo da Netflix: Ao contrário do que muita gente pensa, a Netflix não é uma empresa que surgiu neste ano ou nesta década, ela foi criada no século passado; em 1997, para ser mais preciso. Neste caso, 20 anos é o que separa a criação da decolagem.

O que é importante clarear nesta leitura é a necessidade de inovação e de fazê-la o quanto antes, afinal, o comercio é dinâmico e acirrado. Contudo, o resultado nem sempre acompanha a rapidez das inovações.

Porque inovar é tão importante?

Ela pode levar a empresa a patamares nunca imaginados. Investir e fomentar a inovação leva a inúmeras vantagens competitivas a curto, médio e longo prazo. E muitos dos seus concorrentes estão fazendo isto, por isso não ser inovador é ficar para trás.

Afinal, a própria competição do mundo dos negócios demanda que as empresas inovem constantemente e invistam em colaboradores com perfil criativo e inovador. Então, direcionar recursos para este fim não é entendido como gasto, e sim como um alto investimento. Caso contrário, elas passarão a integrar o índice de mortalidade empresarial no Brasil. Em outras palavras, a inovação é um dos princípios fundamentais para a sustentabilidade dos negócios.

Como inovar?

Inovar não significa fazer apenas outras coisas, mas fazer o que todo mundo faz de um jeito que ninguém além de você consegue fazer. Como vimos, vivemos um contexto tão dinâmico onde palavra de ordem é inovação. Sabendo disso, concluo apresentando algumas dicas para que seu lado inovador desperte.

– Comece pelo seu ambiente de trabalho. Que tal inovar da disposição da mobília?

– Não tenha medo de se arriscar. Arriscar não é um salto no escuro, por isso planeje.

– Não tenha medo dos erros, você vai aprender com eles.

Seja ousado, para fazer diferente naquilo que todo mundo faz igual.

– Saia do comodismo. Da mediocridade. Inovadores estão acima da média!

– Não desista!

 

Anderson Ribeiro – Polo Volta Redonda

Ricardo Janavícius Tamassia – Polo Rudge Ramos

Alunos CST em Marketing EAD