Estratégia de Precificação

Para que a estratégia de precificação seja aplicada é necessário que adequações sejam feitas antes de inserir o produto ou serviço no mercado. Por isso, devemos considerar os gastos para produzir a mercadoria, os canais de distribuição e as formas de promoção, mas também deve considerar a percepção de valor do cliente em relação ao produto ou serviço.

 

Mas, o que é Precificação?

Precificar é pensar e agir de maneira estratégica para se calcular o preço de venda de um produto ou serviço, como uma tática, para atrair a atenção do cliente. Existem várias estratégias de preços, mas as mais usadas são as psicológicas. Com esta técnica é possível atingir o subconsciente dos consumidores e influenciar a sua percepção em relação ao preço.

 

E como fazer isso?

Vamos citar a estratégia psicológica da ancoragem. É uma das estratégias mais usadas no varejo. Significa ancorar o preço de um item a outro. Ele tenta dar a ilusão de que o produto está barato e vale a pena. No estudo da psicologia humana, o preço de um produto ou serviço a partir do efeito da ancoragem gera um dos impulsos mais fortes no comportamento de uma pessoa. A primeira impressão permanece em nossa mente afetando nossas percepções e decisões. Como você sabe quanto deve pagar por algo? O preço só será considerado caro ou barato se for comparado a outra opção para criar relatividade.

 

Vamos citar um exemplo:

Em uma loja onde alguns fogões de 4 bocas estão sendo vendidos pelo preço de R$1.300,00, porém tendo pouca saída, pode parecer caro para o consumidor, mas ao ser colocado ao lado de outro fogão de 5 bocas por R$2.300,00, a diferença de R$1.000,00 por uma boca a menos torna o seu preço muito mais atrativo para o consumidor. Outro exemplo é o balde de pipoca no cinema, o pequeno R$8,00, o médio R$10,00 e o grande R$11,00 avalia qual o consumidor achará mais vantagem.

 

Fontes de pesquisa:

www.helioprint.com.br

www.sebrae.com.br

www.folha.uol.com.br

 

Cristiane Barreto Nunes – Polo Rudge Ramos

Rita de Cássia Maia Rocha Barbosa – Polo Rudge Ramos

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