Marketing e o Ponto de Venda

Sabe quando você entra em uma loja e se encanta com a forma em que um produto esta exposto? Isso não é apenas uma forma de organizar produtos em prateleiras ou corredores, mas sim uma estratégia de marketing com o objetivo de alavancar as marcas no ponto de venda. Essa prática é denominada por trade marketing.

Mais afinal, oque é trade marketing?

O trade marketing é uma técnica de marketing onde o foco é o canal de distribuição. Portanto, é utilizada por fornecedores que buscam cativar e fidelizar clientes através de estratégias no ponto de venda. Por mais que as empresas utilizem de ações de comunicação, é no ponto de venda onde grande parte das tomadas de decisão acontecem.

No trade marketing os fabricantes atuam junto com os revendedores, com o objetivo de vender mais os seus produtos e serviços. Essa atividade tem como objetivo identificar as necessidades do público alvo, alinhando com ofertas estratégicas ideal para cada necessidade. Abaixo algumas das técnicas utilizadas:

 

  • Merchandising: Ação de marketing direto no ponto de venda, banners, folhetos, displays, embalagens diferenciadas, promoções, tudo aquilo que destaca a marca das demais influenciando a decisão final de compra.

 

  • Criação de demanda: Procura criar situações de compra, para isso atrai o consumidor com a entrada de novos produtos, lançamentos de novas embalagens, ações de degustação, programa de fidelidades e prêmios.

 

  • Capacitação de profissionais: Promotores de venda treinados e capacitados para fazer a reposição adequada, de acordo com o cronograma da marca, análise de estoque e principalmente negociar um bom espaço para exposição.

Não é tão simples definir quais ações do trade marketing utilizar no ponto de venda. Para isso, é necessário fazer uma análise da situação atual do cliente e do mercado, para então definir suas necessidades auxiliando o cliente na busca pelo seu objetivo, e alcançando não só a compra mas também a fidelização e encantamento do cliente.

Samuel de Carvalho Isidoro – Polo Perus

Aluno CST em Marketing EAD