A utilização do software Geogebra no tablet para o estudo das funções
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de mestrado sobre o uso da tecnologia da informação – TI na educação. Parte de uma experiência em sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Metodista Izabela Hendrix, Belo Horizonte, MG. Por meio de atividades avaliativas foram detectadas as dificuldades conceituais e gráficas dos alunos. Dessa maneira, optou-se por apresentar o estudo das funções do primeiro e segundo grau utilizando o software GeoGebra no tablet. O objetivo é apresentar uma experiência de prática de ensino que busca levar os alunos a compreender, por meio da construção, experimentação, manipulação e visualização gráfica, os conceitos matemáticos de uma forma mais dinâmica do que estão habituados. Foram realizadas oficinas mediadas pela TI, com intuito de ajudar os alunos a aprimorarem o estudo das funções, com trabalhos em grupo, gerando diálogo, participação e motivação entre os alunos ao desenvolverem as tarefas propostas. A análise das atividades permite concluir que o uso do GeoGebra pelos alunos contribuiu de forma significativa para a compreensão do estudo das funções.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15601/1098
Apontamentos
- Não há apontamentos.