A leitura de capas de revistas acerca da maioridade penal no Brasil: a Análise Crítica do Discurso (ACD) e a Multimodalidade em sala de aula
Resumo
Entre as diferentes realidades de sala de aula, constituídas a partir da significativa diversidade das escolas brasileiras, professores de português assumem o desafio de promover contextos de leitura e produção de textos que apresentem uma argumentação fundamentada, bem elaborada, clara e consistente. Na busca de promover o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos, o presente relato tem como principal objetivo apresentar um trabalho de leitura crítica realizado em sala de aula do Ensino Médio, a partir do gênero textual capa de revista. Gênero extremamente argumentativo, a capa se caracteriza como um poderoso instrumento de formação de opinião na sociedade brasileira. Também chamada de “espelho” da edição, a capa reflete o mais importante que será publicado na edição de determinada revista. O quadro teórico-metodológico utilizado pelo professor para a fundamentação de suas discussões e análise prévia dos textos utilizados em sala é constituído pela Análise Crítica do Discurso (ACD), de Fairclough (1989, 1992, 1995, 2001, 2003), articulada à Multimodalidade, de Kress e Van Leeuwen (2006). Através das aulas lecionadas, os estudantes reconheceram, claramente, que o gênero capa de revista, a partir de seus diferentes modos semióticos, mostra-se como uma forma relevante e eficiente de ação e interação entre os vários grupos sociais. Posicionando-se de maneira crítica, os alunos identificaram, por meio da leitura das capas, o entrecruzamento de discursos, os quais, conforme observado, legitimam estereótipos e apontam relações de poder que se constroem implicitamente, tanto por meio do texto escrito quanto por meio das imagens escolhidas para representar.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/1172
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