Didática histórico-crítica e o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que teve por objetivo investigar a perspectiva de didática presente no trabalho do professor em sala de aula e seus impactos no processo ensino-aprendizagem de crianças, a partir dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. O lócus da pesquisa foi uma escola pública de Parintins, AM, cujos participantes foram 24 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu por meio da observação direta, atividade de texto e desenho realizada com as crianças. Os resultados evidenciaram que a prática do professor em sala de aula está assentada nos pressupostos da pedagogia tradicional, expressa nos conteúdos desvinculados do contexto de vivência dos estudantes; na organização da sala de aula; nos castigos dados aos alunos; no perfil de professor autoritário defendido pelas crianças e da visão limitada que estes possuem da escola, resumindo sua função a uma boa estrutura física. Conclui-se, portanto, que o trabalho docente ao ser direcionado pela didática tradicional, impede com que se efetive uma formação crítica que prepare os alunos para intervir na sociedade e, consequentemente, transformá-la. Ainda que de forma inconsciente, a Escola continua formando sujeitos passivos, obedientes e reprodutores do status quo da sociedade. Qualquer que seja a ação didática empreendida pelo professor em sala de aula, impacta decisivamente na formação humana. Nenhuma ação educativa é neutra, sempre traduz intencionalidades e responde a uma determinada sociedade.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/1337
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