A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: PERSPECTIVAS E APONTAMENTOS
Resumo
Este artigo busca demonstrar que a educação é um direito de todos, e principalmente daqueles excluídos, como é o caso dos jovens e adultos privados de liberdade. Primeiramente apresentamos nesta pesquisa os marcos legais em relação à Educação e à educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Em seguida, apresentamos uma breve descrição do sistema prisional em relação à efetivação da educação desses sujeitos. Com base em estudos bibliográficos de Freire (1967; 1980), Aguiar (2009), Ireland (2011), Rezende (2012), Onofre e Julião (2013) etc., pretendemos refletir sobre qual educação é possível dentro do espaço de privação de liberdade. A partir disso, concluiu-se que a educação que serve à ressocialização é a educação libertadora de Paulo Freire.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v10i2.1440
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