Programa institucional de bolsas de iniciação à docência: o que apresentam os periódicos on-line
Resumo
O presente trabalho visa identificar, na produção científica brasileira, artigos que demonstrem resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Pibid/Capes). Para tanto, procedeu-se a identificação do estado da arte nas pesquisas na área de ensino, mediante análise de periódicos nacionais on-line no período de 2007 a 2017. No total, foram analisados 270 artigos, selecionados após a triagem na base de dados. Tais artigos foram avaliados e classificados de modo a se identificar o foco de interesse da investigação. Verificou-se que a maioria dos trabalhos publicados (140 artigos) correspondem a relatos de atividades e/ou experimentos, porém o número de artigos que descrevem estudos de caso e/ou formação de professores também é significativo (130 trabalhos). As análises desses trabalhos apontam que o programa tem apresentado resultados importantes para a formação docente no Brasil.
Palavras-chave
Pibid; formação docente; estado da arte.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v10i1.1445
Apontamentos
- Não há apontamentos.