REFLEXÕES SOBRE AS AÇÕES DE ENSINO DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Apresenta-se relato de experiência na supervisão de Estágio Curricular em Ensino Fundamental realizado no âmbito de um curso de Pedagogia. Trata-se de relato acerca das análises realizadas em momentos de supervisão na universidade, a partir dos dados registrados no Caderno de Campo de uma aluna, a partir da observação das ações de ensino das professoras. Pretende-se evidenciar a fecundidade de se compreender as ações docentes a partir dos conceitos estabelecidos por Gimeno Sacristán. Compreende-se o estágio como momento relevante na formação inicial do professor, ao se estabelecer reflexões sobre facetas da instituição escolar. A análise das práticas pedagógicas da professora evidenciou suas ações marcadas por instituição homogeneizadora, produzindo e reproduzindo a cultura escolar.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v10i2.1464
Apontamentos
- Não há apontamentos.