EDUCAÇÃO ESPECIAL RURAL: a produção do conhecimento sobre Helena Antipoff e a Fazenda do Rosário

Natália Gomes dos Santos, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Juliana Vechetti Mantovani Cavalante, Katia Regina Moreno Caiado

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar o que as produções acadêmicas revelam sobre o trabalho desenvolvido por Helena Antipoff, principalmente na Fazenda do Rosário, para alunos da educação especial, os considerados “excepcionais”. O procedimento utilizado foi uma análise documental a partir no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). Os resultados mostraram que a literatura científica publicada abrange, no período entre 1989 e 2016, um total de 28 pesquisas, sendo 15 dissertações e 13 teses, a maioria (53,6%) realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a presença de um estudo que discute a educação especial na Fazenda do Rosário. Espera-se que este estudo inicial possa subsidiar o debate sobre a educação especial no campo.


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