DESAFIOS PARA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: a titulação dos professores de Física da educação básica no Brasil
Resumo
O presente estudo apresenta uma discussão sobre os aspectos quantitativos da formação dos professores de Física que lecionam no ensino médio da educação básica do Brasil. A temática é introduzida a partir dos aspectos históricos e conceituais da estatística e da sua aplicação no campo da educação. Em seguida, apresentam-se algumas implicações da Lei 9.394 (LDB) e do Plano Nacional de Educação - PNE (2014-2024) para a formação dos professores da educação básica no Brasil. A 15ª Meta desse PNE prevê a institucionalização da política nacional de formação de profissionais da educação para assegurar que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Quanto aos procedimentos metodológicos, essa pesquisa possui uma abordagem quantitativa e configura-se como uma pesquisa documental. A fonte de dados foi a Plataforma CultivEduca, que divulga dados estatísticos publicamente de forma regular, e a análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva. Os resultados mostram que o déficit de professores de Física no país com formação específica é grande em todas as regiões. Em 2016, a Região Centro-Oeste apresentou o menor percentual (16,2%) de professores de Física com formação específica. A Região Sul, que possuía o maior percentual, a cada quatro professores que lecionavam essa disciplina apenas um era licenciado em Física. De um modo geral, os professores de Física são, na verdade, licenciados em Matemática ou são outros profissionais que estão lecionando sem qualquer suporte metodológico ou teórico. Para cada cem professores em sala de aula lecionando Física, vinte cinco não atendem ao mínimo exigido pela LDB e menos de vinte são formados em Licenciatura em Física. Nesse contexto, destaca-se que se medidas eficazes não forem realizadas no sentido de dar maior reconhecimento social para a profissão, com salários equivalentes aos de profissionais com o mesmo nível de formação, melhores condições de trabalho e planos de carreira atraentes, definitivamente não será nessa década que o país alcançará as metas do Plano Nacional de Educação.
Palavras-chave
formação de professores, ensino de física, estatística educacional
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v10i2.1666
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