CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA INTERLOCUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Ana Carolina Machado Ferrari

Resumo


A década de 90 foi promissora às propostas de políticas públicas voltadas à educação escolar indígena e educação especial, porém com pouca interlocução entre elas, principalmente no que tange o atendimento educacional especializado para indígenas com deficiência. Este estudo teve como objetivo compreender possíveis contribuições do trabalho do psicopedagogo, em uma perspectiva colaborativa, no atendimento educacional especializado de pessoas indígenas com deficiência. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Vilhalva (2009), Brostolin e Cruz (2010), Buratto (2010), Coelho (2011), Mendes, Almeida e Toyoda (2011), Sá (2011; 2015), Souza (2011), Silva (2014) e Lima (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico a partir de teses e dissertações disponíveis no banco da CAPES. As conclusões mais relevantes mostram que ainda há um distanciamento entre a educação especial e a educação escolar indígena, emergindo a necessidade de promover essa interface através de um trabalho colaborativo e interdisciplinar.


Palavras-chave


Educação Especial; Educação Indígena; Trabalho colaborativo; Psicopedagogia.

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