A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DAS UNIVERSIDADES ESPANHOLAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo descrever os programas de formação docente desenvolvidos pela Universidade de Zaragoza, pela Universidade do País Basco e pela Universidade Politécnica da Catalunha. A escolha destas universidades justifica-se pelo fato de possuírem programas de formação docente com grande prestígio no âmbito da educação superior na Espanha. Visando atingir o objetivo deste trabalho, o procedimento metodológico empregado foi o estudo de caso. As estratégias de coleta de dados utilizadas foram: análise documental, levantamento bibliográfico e realização de entrevistas em profundidade. Após a análise dos programas de formação docente das três universidades, conclui-se que estes programas de formação buscam a mudança da prática docente e atendem a vários aspectos propostos por Tejedor (2009) no tocante ao desenvolvimento profissional docente: há um perfil de docente que se deseja formar; existe compromisso individual e coletivo com a atividade; a formação é concebida com uma atividade contínua (não pontual), combina teoria e prática, possui dinâmica colaborativa entre os envolvidos no processo formativo e aporta ideias úteis ao professor para que este se comprometa com processos de inovação e investigação sobre suas tarefas docentes
Palavras-chave
Formação de professores universitários; Formação continuada; Universidades espanholas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v11i1.1721
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