ANÁLISE DAS NECESSIDADES FORMATIVAS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: um panorama de trabalhos acadêmicos brasileiros (2002-2016)
Resumo
As pesquisas sobre a análise das necessidades formativas tiveram início nos anos 1960 e subsidiam o planejamento e tomadas de decisões na educação. O objetivo desse artigo foi traçar um panorama da produção acadêmica brasileira sobre as pesquisas em torno da análise das necessidades formativas docentes na área de ensino de Ciências. Para isso, foi realizada a revisão de literatura nesse campo de pesquisa sob o recorte temporal entre 2002 e 2016 em artigos, teses, dissertações e trabalhos dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados apontaram a existência de tendências no campo de pesquisa, bem como de possibilidades para futuras investigações em torno de categorias como áreas das Ciências da Natureza, níveis e modalidades de ensino, tipos de formação, tipos e quantidade de sujeitos inquiridos, métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, regiões do Brasil em que as pesquisas foram realizadas e a conceituação de “necessidades formativas”.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v11i2.1735
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