(RE)CONSTRUÇÃO: influências do PIBID / Física / UFAC na opção pela carreira docente

Bianca Martins Santos, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Aclemildo Cruz Pereira, Emanuel Miranda de Souza Parada

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Acre (UFAC) iniciou em junho de 2017 como um projeto piloto financiado com recursos internos da própria universidade. O projeto em questão possuía características que o diferenciava dos demais, já que concedia bolsa apenas aos graduandos. O presente trabalho investiga as influências provocadas aos dez estudantes da licenciatura que participaram do Programa, no que concerne a construção e reconstrução da opção pela carreira docente, estabelecendo um estudo sobre as principais motivações que os conduziram a participarem do PIBID em comparação com as suas perspectivas atuais sobre a profissão. Diante das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo do Programa, esperou-se avaliar por meio de um questionário se o PIBID promoveu nos alunos um novo olhar sobre a profissão docente, bem como se contribuiu para escolha de exercer a carreira do magistério. Os resultados mostram que os principais motivos para os graduandos participarem do Programa estavam relacionados ao recebimento da bolsa ou ao fato de experimentar a docência para certificar-se da sua opção profissional, evidenciando a dúvida sobre a carreira escolhida. Entretanto, após nove meses de ingresso no PIBID, 80% dos pesquisados apontaram que pretendem atuar no magistério como primeira opção profissional.


Palavras-chave


Formação de professores. Ensino de Física. PIBID.

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