O DESAFIO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO NO TECER E ENTRELAÇAR OS FIOS EM AVALIAÇÃO NO ENSINO
Resumo
Este artigo emergiu de reflexões inspiradas em estudos sobre concepções e práticas de avaliação que vêm sendo tecidas na área da educação. Para tanto, foram realizados encontros formativos no modelo da investigação-ação por meio da interação entre professores da escola, universidade e licenciandos/estagiários, com o objetivo de investigar quais as concepções e práticas de avaliação. O que nos levou a pensar nos princípios, instrumentos e reflexões com base na prática dos professores sob o viés da avaliação relacionada à reprodução (fios homogêneos) com autoritarismo e outra da recriação (fios heterogêneos) com autoridade. Constatamos que os instrumentos avaliativos, a exemplo de uma prova e a avaliação no processo, por vezes, são confundidos como sinônimos. Talvez, pela carência de encontros formativos sistemáticos sobre avaliação elevando entendimentos acerca do instrumento, registro e do acompanhamento no decorrer do processo de ensino como fios que se entrelaçam ao professor em formação que avalia para ensinar e aprender melhor.
Palavras-chave
Professores. Avaliação. Encontros Formativos. Investigação-Ação
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PDFDOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v11i2.1858
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