A ABORDAGEM DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TRABALHOS MONOGRÁFICOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
A tecnologia está inserida nos diversos setores e ações da sociedade e, deste modo, a escola não poderia estar afastada deste cenário. Assim, se faz necessário, desde a formação inicial, que professores sejam capacitados para o uso das tecnologias educacionais. Com isso, o trabalho objetiva compreender o panorama dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) em cursos de formação de professores de um campus de uma instituição de ensino superior, no tocante às tecnologias educacionais. Esta investigação trata-se de uma pesquisa documental, na qual foi realizada um levantamento das monografias que abordavam a referida temática defendidas no período de 2013 a 2018 na instituição investigada. Foram levados em consideração, os seguintes critérios: quantidade de produções, tecnologias educacionais abordadas e formação acadêmica dos professores orientadores. Assim, foram encontradas 18 monografias, sendo 10 vinculadas ao curso de Ciências Biológicas, 5 ao de Pedagogia e 3 à licenciatura em Química. Estas produções abordavam a percepção de docentes e discentes acerca do uso das tecnologias na educação, bem como a aplicação de recursos tecnológicos (computador, softwares, vídeo, filmes e jogos digitais) em sala de aula. Ademais, também se observou a pouca formação dos professores orientadores destas produções sobre tecnologia educacional. Nesta perspectiva, concluímos que ainda há uma reduzida produção acadêmica sobre o tema na FAEC, além de pouca formação dos professores que estão formando futuros professores, podendo tornar essa problemática uma reação em cascata.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.