Potenciais do Método Multinível para o Ensino de Inglês no Ensino Médio: Pensando uma Proposta de Sequência Didática

Carolina Azevedo Almeida, Lucas Pedroca de Melo Correia, Karina Mendes Nunes Viana

Resumo


O método multinível pode ser entendido como uma ferramenta de ensino de línguas que pressupõe a existência de aprendizes com diferentes níveis de proficiência em um mesmo contexto de ensino. Por se tratar de uma realidade presente no cotidiano dos aprendizes de inglês da Educação Básica, as escolas regulares podem valer-se do método multinível como instrumento de ensino-aprendizagem de inglês, uma vez que atende esta realidade e contribui para que os aprendizes desenvolvam competências linguísticas variadas. Com isso em mente, o objetivo deste estudo é contribuir para o estado da arte sobre o método multinível. Para isso, realizamos uma breve revisão bibliográfica com enfoque nos potenciais do método multinível no referido contexto e elaboramos uma sequência didática pautada pelo método estudado. Metodologicamente, este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista. Para a coleta e geração de dados, e elaboração da sequência didática, foram realizadas revisão bibliográfica e análise documental do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas e da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados demonstram que o método multinível oferece um modelo de ensino-aprendizagem alternativo ao modelo tradicional, em que os aprendizes se encontram configurados em um ecossistema mutualista em que os níveis básicos podem desenvolver competências linguísticas essenciais ao seu nível de proficiência e os níveis mais avançados podem desenvolver competências linguísticas complexas. Desse modo, o método multinível faz do aprendiz o protagonista de seu próprio aprendizado. 


Palavras-chave


Método multinível, sequência didática, educação básica, inglês

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