A UTILIZAÇÃO DO CASO SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES: uma abordagem CTS

Vanessa Candito, Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Sandra Mara Mezalira, Maria Rosa Chitolina Schetinger

Resumo


Este estudo analisou uma experiência pedagógica, realizado em uma escola da rede pública estadual, do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), por meio de uma estratégia de ensino: Caso Simulado, inserido numa abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Participaram 23 educadores, de distintas áreas de conhecimento, na qual participavam de um processo de formação continuada. Os dados foram coletados por meio de questionário, observação participante e fotografias. Evidenciou-se a necessidade de inserção da abordagem CTS em cursos de formação docente, como possibilidade de contribuição com a prática pedagógica do educador. A utilização do caso simulado apresentou-se como estratégia de ensino efetiva ao relacionar os conhecimentos científicos e cotidianos e permitiu grande envolvimento dos docentes, tanto na preparação do debate, quanto na participação das discussões. Como proposta pedagógica, o caso simulado mostrou-se como um recurso favorável, pois propiciou a interação das áreas, e dessa forma, uma construção de conhecimentos mais abrangente, contribuindo para o ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Alfabetização científica. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Formação de professores.

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