O PAPEL DE UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: um relato de experiência

Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Vanessa Fonseca Gonçalves

Resumo


No contexto de preocupação com a formação de professores/as, retomar as discussões sobre os Colégios de Aplicação (CAp) se faz importante, visto o compromisso histórico destes com a formação docente. A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (CAp ESEBA/UFU) integra o conjunto de colégios de aplicação e tem como um de seus objetivos a formação inicial dos/as licenciandos/as da IES a que é vinculada. Assim, o presente trabalho consiste em um relato de experiências que teve como objetivo ilustrar as contribuições do CAp ESEBA/UFU na formação inicial de uma discente, de um curso de licenciatura, envolvida em dois projetos nesta instituição, a partir de suas reflexões acerca dessa experiência. Nesse movimento, a discente pontua que a vivência prolongada nessa instituição, a articulação entre formação e prática docente, o papel das professoras orientadoras e a (des)construção de sua identidade docente contribuíram ativamente no seu processo formativo, bem como na sua escolha pela profissão docente.


Palavras-chave


Docência; ESEBA; Experiências formativas.

Texto completo:

PDF-A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.