MAPAS CONCEITUAIS UMA ESTRATEGIA DIDÁTICO FORMATIVA EMPREGADA NA RECONSTRUÇÃO DE SABERES

GABRIEL JERONIMO SILVA SANTOS, PLAUTO SIMÃO DE CARVALHO, SABRINA DO COUTO DE MIRANDA

Resumo


A implementação de novas políticas formativas na educação básica exigiram uma reorganização pedagógica nos espaços escolares, os professores cada vez mais recorrem às capacitações na tentativa de melhorar as práticas utilizadas em sala de aula. Dentre as inúmeras estratégias metodológicas em evidência na contemporaneidade, os mapas conceituais adquirem forte expressividade enquanto ferramenta didática capaz de dinamizar o conhecimento científico e promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo propõe e analisa a construção de mapas conceituais por professores participantes de um minicurso realizado durante a XXIX Semana do ICB da Universidade Federal de Goiás UFG. Configura-se como uma técnica capaz de viabilizar melhorias na aprendizagem em Ciências tendo em vista que os docentes participantes são iniciantes na elaboração de mapas conceituais. Na primeira etapa foi distribuído um texto sobre ludicidade para discussão e análise, bem como, elaboração de frases curtas que transmitissem as ideias principais contidas no texto. A segunda etapa consistiu na hierquerização das frases elaboradas. Na terceira etapa foi realizada uma discussão coletiva sobre as proposições elaboradas e foi proposto a criação de um mapa conceitual. Os encaminhamentos metodológicos envolveram a descrição de atividades desenvolvidas no decorrer das etapas como forma de sinalizar como esse recurso pode contribuir para a assimilação de novos conceitos embasado nos conhecimentos prévios. Desse modo, foi perceptível o envolvimento dos docentes na atividade, ainda que de forma preliminar. Os cursistas conseguiram assimilar a ideia subjacente aos mapas conceituais e esboçaram seus primeiros mapas sem dificuldades aparentes. Tal fato, demonstrou o potencial pedagógico da estratégia proposta para reconstrução de saberes pedagógicos.

Palavras-chave


Estratégias Metodológicas, Conhecimento Científico Aprendizagem Significativa

Texto completo:

PDF-A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.