A abordagem reflexiva unida à análise da atividade: uma proposta dialógico-reflexiva para a formação de professores estagiários

Glenda Demes da Cruz, Marina Cavalcanti Tavares Clemente, Wescley Batista Lopes

Resumo


O presente artigo discute a prática dialógico-reflexiva como facilitadora na formação inicial docente. Visando investigar os benefícios da aplicação de uma abordagem reflexiva, realizada em uma perspectiva de análise de sua própria atividade professoral, convocamos a atividade linguageira de três alunos estagiários em atividade de regência, matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado II e IV em Língua Inglesa da Universidade Estadual do Ceará. Nosso corpus, composto por textos reflexivos escritos por esses alunos, foi analisado segundo os pressupostos da abordagem reflexiva, das ciências do trabalho e dos estudos da linguagem de Bakhtin e o círculo. As colocações feitas pelos sujeitos de nosso estudo nos levaram à conclusão de que a reflexão e o diálogo sobre a atividade são facilitadores da formação docente, uma vez que o processo dialógico-reflexivo proporciona um olhar exotópico sobre eles mesmos e sobre a atividade que realizam, oportunizando, assim, a ampliação dos seus saberes experienciais docentes.


Palavras-chave


Abordagem Reflexiva. Formação Inicial. Exotopia. Saberes docentes. Atividade docente.

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DOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v15i1.2438

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