PRÁTICA DOCENTE EM CLASSE MULTISSERIADA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL

Maria de Fátima Ferreira, Bárbara Lima Giardini, Flávia Russo Silva Paiva

Resumo


Este artigo objetiva compreender a prática pedagógica em classe multisseriada e a importância da formação inicial para a mobilização de saberes necessários ao exercício docente e ao enfrentamento dos desafios que emergem ao longo do processo ensino-aprendizagem. Aborda um relato de experiência, uma história de vida de uma professora em formação inicial no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Viçosa, vivenciando sua primeira experiência como docente, em escola rural multisseriada, na zona da mata mineira. Discute formação de professores e saberes docentes, ancorando-se em autores como Tardif (2000; 2002); Pimenta (1999), dentre outros. Dada a natureza da abordagem qualitativa e da pesquisa descritiva, narra as experiências mais marcantes acerca da prática pedagógica em classe multisseriada, durante um mês de atuação como professora substituta. Relaciona o fazer docente com os saberes adquiridos no processo de formação inicial. Concluiu que a prática docente foi sendo construída por meio de tentativas, acertos e erros e que a formação no curso de Pedagogia possibilitou articular os saberes teóricos para compor, reavaliar, olhar de forma crítica para a prática, e assim, revisitar o fazer docente, face aos desafios encontrados.

 

Formação docente. Saberes docentes. Classe multisseriada.


Palavras-chave


Formação docente. Saberes docentes. Classe multisseriada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15601/f@d.v15i1.2472

Apontamentos

  • Não há apontamentos.