A humanização do ser humano em Paulo Freire: a busca do “ser mais”
DOI: http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v3n1p15-30
Resumo
A compreensão de Paulo Freire sobre a Humanização do Ser Humano constrói-se como ontologia do ser. Ele entende que o ser humano é um ser inacabado em processo constante de humanização. Para Freire Educação Libertadora é igual à humanização do ser humano. Neste sentido, busca-se apresentar como o conceito de humanização em Paulo Freire é base de seu projeto para uma Educação Libertadora. Demonstra-se como Freire reconheceu a oposição histórica entre Humanização e Desumanização dos seres humanos bem como o caminho que ele indicou para a construção de uma Educação Libertadora, isto é, a passagem de uma consciência ingênua a uma consciência crítica capaz de tornar os educandos sujeitos do processo educativo bem como de sua própria história.
Palavras-chave
Humanização, Conscientização, Diálogo
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PDF-ADOI: https://doi.org/10.15601/254
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