Conhecendo a abordagem da temática da obesidade em quatro escolas da região metropolitana de Belo Horizonte
DOI: http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v5n2p19-33

Márcia Marcelino Gonçalves, Marina Neiva Alvim

Resumo


A escola se apresenta como um espaço e um tempo privilegiado, lugar onde os alunos passam boa parte do tempo além de exercer um papel fundamental no desenvolvimento físico, psicológico e emocional dos adolescentes. A hipótese levantada foi que apesar de a obesidade ser considerada uma epidemia, a temática não recebe a importância e atenção necessárias no âmbito escolar. O objetivo foi verificar como é abordada a temática da obesidade em quatro estabelecimentos de ensino da região metropolitana de Belo Horizonte. A metodologia consistiu em visitar quatro escolas da região metropolitana de Belo Horizonte, escolhidas aleatoriamente e por pertencerem a mesmo município, sendo três públicas e uma particular a fim de verificar como a temática obesidade está sendo abordada nessas instituições. Os resultados do estudo evidenciaram que a abordagem da prática pedagógica como estratégia de intervenção da questão obesidade foi pouco realizada nas escolas. Conclui-se que há necessidade de elaboração e introdução de projetos de intervenção efetivos na política pedagógica sobre a importância da conscientização de hábito de vida saudável mais eficaz no âmbito escolar que inclua seus frequentadores, familiares e comunidades.


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DOI: https://doi.org/10.15601/436

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