A musicalização como forma de ampliar o capital cultural: propostas para uma vivência sem fronteiras DOI: http://dx.doi.org/10.15601/2237-0587/fd.v8n2p20-34
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre a possibilidade de ampliar no educando, no trabalho de musicalização, a oportunidade de vivenciar a música de forma mais ampla, a partir da valorização de seu próprio contexto sócio cultural e de sua experiência musical, com abertura para “o outro”, de forma crítica. Por meio de uma viagem exploratória, onde se considera a influência da indústria cultural, e questões relacionadas à criticidade e consciência de sujeito sociocultural, pretende-se refletir sobre caminhos para uma educação musical, que busque ampliar o capital cultural do educando. Ultrapassando espaços geográficos, esta pesquisa apresentará um relato de experiência a partir da observação de aspectos musicais e artísticos da cultura no Camboja, e uma entrevista com uma educadora musical que tem atuado no país. Também trará uma breve perspectiva sobre arte, cultura e educação, reflexão sobre capital cultural, formas de ensino e aspectos da globalização no ensino de música. Em articulação com estes assuntos, apresentaremos uma reflexão sobre a educação musical que amplie no indivíduo possibilidades para expressar-se por meio da arte musical, de forma consciente, crítica e ao mesmo tempo livre, considerando a experiência no Camboja.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15601/878
Apontamentos
- Não há apontamentos.