Universidade, diversidade cultural e responsabilidade social: capacitando jovens lideranças em países em reconstrução - DOI: http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v21n40p87-99
Resumo
O Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix realiza ações de responsabilidade social e empresarial. Para isso mantém um programa de apoio a estudantes em nível de graduação, oriundos de países em reconstrução. O objetivo deste artigo foi analisar os resultados desse projeto. Para isso foram realizadas entrevistas e análises documentais. O artigo revelou que atualmente há cerca de 21 estudantes do Haiti mediante convênio com a Haiti Global Vision Ministries e 10 estudantes de Kosovo, por meio do Instituto Brasil Kosova de Intercâmbio e Projetos Internacionais. Chegando ao Brasil, os alunos participaram de um curso de imersão na língua portuguesa e receberam o custeio dos seus estudos em cursos como Administração, Arquitetura, Biomedicina, Engenharias, Fisioterapia e Nutrição. Uma vez terminados os estudos no Brasil, os egressos têm o compromisso de voltar ao seu país, onde poderão ser lideranças importantes que irão multiplicar o que aqui aprenderam, a fim de contribuir para a reorganização e reconstrução de seus países. Os atuais desafios do projeto são identificar oportunidades e auxiliar os egressos nesse retorno.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.15599/0104-4834/cogeime.v21n40p87-99
ISSN 2358-9299 (versão On Line - Vol. 1 e seguintes)
ISSN 2358-9280 (versão impressa - Vol. 9, nº 16 e seguintes) "Revista de Educação do Cogeime"
ISSN 0104-4834 (versão impressa - Vol. 1, nº 1 ao Vol. 8, nº 15) "Revista do Cogeime"
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil