A dialógica do aprendizado na difusão de informações através de uma Convenção Coletiva de Trabalho

Adriana C. A. do Amaral

Resumo


Este artigo aborda o papel da comunicação sindical para fomentar a construção de sentidos: leitura e compreensão das vivências e repercussão dessas nos veículos de comunicação dos sindicatos. A partir da leitura deFreire (1987),Habermas (2003) e Wolton (2011), apoiada em Martino (2017) e Antunes (1982) e baseado na experiência empírica da autora,buscou-secompreender como aconteceo aprendizado dialógico no ambiente laboral estabelecendouma analogia à prática das negociações inerentes à relação profissional de uma categoria representada pelos sindicatos dos empregados e patronal. O estudo visa refletir sobre a construção do saber do trabalhador em sua relação com os colegas e líderes,contribuindo para melhorar as práticas de comunicação dos sindicatos, não apenas como recursode informação, mas de formação de leitores.

 


Palavras-chave


jornalismo; comunicação popular; relações de classe; hegemonia; sindicatos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v23n23p97-108

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.