Comunicação e experiência estética: vínculos entre as “poéticas das mídias e as estéticas da recepção”

Deivison Brito Nogueira

Resumo


O artigo busca compreender os vínculos entre as poéticas das mídias e as estéticas da recepção. As poéticas são entendidas como as linguagens artísticas das mídias e as estéticas a produção de sentidos, usos e apropriações do público receptor. A experiência estética recria sentidos no momento da fruição, o que também caracteriza uma produção, uma nova poética. Ela vai além dos limites do texto posto pelas poéticas das mídias não em um sentido de ação e reação, mas de interação entre fruição e obra de arte. O objetivo é analisar como a experiência estética ocorre por meio de comentários em videoclips na plataforma digital YouTube a partir de dois videoclips do artista e compositor brasileiro Marcos Almeida, Como vai? (2019) e Cuidando de você (2019). Buscamos mapear como se criam os vínculos entre o campo da poieis e o campo da aisthesis por meio da experiência estética relatada nos videoclips. Considera-se o receptor não um mero consumidor de produtos culturais, mas como um sujeito fruidor que produz experiências estéticas no contato com a obra de arte.


Palavras-chave


Palavras-chave: Comunicação; Experiência Estética; Vínculos; Música; YouTube

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v23n23p17-32

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.