Construção da reputação através do posicionamento na rede social Linkedin

Adriana C.A.do Amaral

Resumo


Este artigo vislumbra as conexões em rede e como elas influenciam para a formação de reputação e fortalecimento da imagempessoal e profissional através de um portal social. Discorre sobre como o LinkedIn transformou-se de um veículo para formação de networking numa mídia social de difusão de conteúdo e, a partir disso, como a plataforma garante visibilidade para artigos e publicações dos mais variados temas e áreas de interesse, inclusive para Jornalistas e Relações Públicas.Com base na experiência empírica, comparando a vivência de dois usuários do LinkedIn, e alicerçado narevisão literária, a partir da leitura dos autores Mário Rosa e Luis Mauro Sá Martino, com suporte nos textos de Luiz Alberto de Farias e Walter Lippmann, este estudo buscaentender como uma mídia social usada por profissionais de perfis distintos, inclusive formadores de opinião e detentores de cargos decisórios, que se dispõem a ler sobre conteúdos nem tão sinérgicos assim, soma em audiência e debate on-line.O texto não esgota a temática e sim instiga para a reflexão sobre como o LinkedIn tem se tornado fonte de difusão de conteúdo autoral, como ferramenta de construção de reputação.


Palavras-chave


LinkedIn; mídias sociais; redesocial; comunicaçãodigital; jornalismodigital.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v23n23p123-140

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