Igreja Católica e Comunicação: tempos de reflexão/ação mais crítica e estratégica
Resumo
Este artigo estuda a recente fase da relação entre a Igreja e a Comunicação e tem, como objetivo, revisitar os principais documentos publicados pela Igreja Católica (Santa Sé) sobre a comunicação, a fim de identificar possíveis apontamentos sobre o uso mais crítico e estratégico da mídia por parte da instituição. Desenvolveu-se este artigo com base na revisão bibliográfica e na análise documental de arquivos da Santa Sé, disponíveis no site (w2.vatican.va). Nossa principal conclusão é que, a partir das transições entre os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, podemos identificar mudanças, particularmente no pontificado do atual papa, que sinalizam uma nova estrutura para os meios de comunicação e para as instituições do Vaticano vinculadas a esse âmbito. Tal restruturação pode ser entendida como fruto de uma reflexão/ ação mais crítica e estratégica.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v20n20p121-136
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