Tecnologia, Revoluções Industriais e o Negócio do Jornalismo em Processo de Transformação
Resumo
Esse artigo aborda a industrialização do jornalismo ao longo das revoluções industriais. O tema está relacionado à evolução tecnológica e, ao mesmo tempo, ao capitalismo e às leis de mercado em função do caráter industrial da atividade e da oferta da notícia como produto. A elaboração teve, como base, pesquisa documental e referências bibliográficas e constitui parte do esforço de pesquisa que integra os estudos para doutoramento. O conhecimento adquirido sobre a influência da tecnologia no desenvolvimento da indústria do jornalismo é fundamental para a compreensão do processo no contexto global, considerando a tendência (não recente) de formação de grandes conglomerados de mídia, que se aprofunda ao longo do tempo.
Palavras-chave
Industrialização no Jornalismo; geopolítica da mídia; tecnologia no negócio de notícias; jornalismo nas revoluções industriais; tecnologia e jornalismo.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-0934/aum.v20n20p261-272
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.