Correlatio

Revista da Sociedade Paul Tillich do Brasil e do Grupo de Pesquisa Paul Tillich da UMESP.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).


Imagem para capa da revista

 

Recebemos os textos em fluxo contínuo. Porém, para poder sair no n° 1 de 2019, artigos e resenhas deverão ser enviados até o dia 31 de maio de 2019.

 

Chamada para dossiê: Cem anos da Teologia da Cultura de Paul Tillich. Vol. 18, nº 2. 2019.

No dia 16 de abril de 1919, Paul Tillich proferiu na sociedade kantiana de Berlim uma conferência intitulada “Sobre a ideia de uma teologia da cultura”. Esta conferência é considerada como o marco inicial da Teologia da Cultura do teólogo. Para comemorar o evento, a nossa revista está pedindo contribuições para um dossiê sobre a Teologia da Cultura, que será publicado no segundo número de 2019 (Vol. 18, nº 2). Para o Tillich do primeiro ensinamento, a Teologia da Cultura pretende manifestar a substância ou conteúdo religioso da cultura, isto é, o que diz respeito à questão do absoluto e dos limites da existência humana, e que transparece nas funções teóricas (artes, ciências – como a sociologia ou a psicologia profunda -, filosofia) e práticas (direito, moral, educação, política, técnica) da cultura. Esta se identifica com o mundo propriamente humano do espírito, o conjunto das atividades criadores do ser humano. Na Teologia Sistemática, a teologia da cultura torna-se disciplina auxiliar da sistemática: é a “tentativa de analisar a teologia subjacente a todas as expressões culturais e de descobrir a preocupação última no fundamento de uma filosofia, de um sistema político, de um estilo artístico, de um conjunto de princípios éticos e sociais.”  

Podem ser considerados os seguintes subtemas, numa abordagem mais teórica: origens da Teologia da Cultura, desenvolvimento da TC no pensamento de Paul Tillich, avaliação crítica da TC, atualidade da TC, a TC de Tillich no Brasil, a TC de Tillich e outras formas de Teologia da Cultura, Teologia da Cultura e Teologia Sistemática etc. O dossiê está aberto também a aplicações às diversas esferas da cultura, fundamentadas na Teologia da Cultura de Tillich, como, por exemplo, filosofia, ciência, artes, política, economia, educação, ética etc.

O dossiê será organizado pelos professores Cleber Araújo Souto Baleeiro e Fábio Henrique de Abreu. Os textos devem ser postados diretamente no site da revista https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/COR até o dia 15 de outubro de 2019.


v. 17, n. 2 (2018): Correlatio

Sumário

Etienne Alfred Higuet
pdf
1-2

Dossiê política, democracia e socialismo

Etienne Alfred Higuet
pdf
3-11
Neusa Romero Barazal
PDF
13-22
Victor Siqueira Santos
PDF
23-39
Elton Sadao Tada, Laíssa Correia Gracino
PDF
41-64
Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho, Fernanda Marina Feitosa Coelho, Tainah Biela Dias
PDF
65-90
Vicente Gregorio de Sousa Filho, Conceição de Maria de Oliveira Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda, Geisa Hupp Fernandes Lacerda
PDF
91-106
Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho
PDF
107-148

Artigos

Danjone Regina Meira
PDF
149-178
Altierez Sebastião dos Santos, Helena Raquel de França Costa
PDF
179-195

Entrevista

 
PDF
197-204

Comunicações

Fernando Ripoli Ripoli
PDF
205-225
Etienne Alfred Higuet
227-228
Normas para Publicação
 
PDF