Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Correlatio?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

Correlatio

Correlatio é uma revista dedicada ao estudo das relações entre religião, teologia e cultura, em diálogo com o pensamento de Paul Tillich. Esta revista é publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Umesp - Universidade Metodista de São Paulo, exclusivamente de forma digital, em colaboração com a Associação Paul Tillich do Brasil. Está aberta para pesquisadores interessados na temática da revista. A revista COR recebe em regime de fluxo contínuo, portanto não há deadline para submissões, artigos científicos e resenhas críticas. Os textos devem ser enviados pelo sistema online https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR. Para submeter o artigo, o autor(a) deve se cadastrar no portal. Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier). Na classificação Qualis da Capes, a revista tem atualmente a nota A4. Artigos e resenhas devem estar em relação com o pensamento de Paul Tillich e/ou com a relação entre religião e cultura.

Apresentação de artigos

O texto poderá ter entre 15 e 25 páginas, digitadas com entrelinha 1,5 fonte Times New Roman, corpo 12, margem 2,5 cm por todos os lados. Os elementos pré-textuais (título e resumo) e os elementos pós-textuais (referências bibliográficas e, se houver, anexos) não são contabilizados na exigência de um mínimo de 15 páginas para texto – ou seja: contabiliza-se, para efeito de adequação do artigo nas normas da revista, a quantidade de páginas apenas do conteúdo central do artigo.

Os artigos submetidos a Correlatio deverão ser nacionalmente inéditos e não estar, no momento, sendo objeto de apreciação por quaisquer outros meios de publicação impressa ou eletrônica. A página de rosto deverá conter título do artigo, nome do autor, um resumo em português e inglês, inclusive o título (no máximo 120 palavras), devendo-se registrar no rodapé um pequeno currículo do autor.

O currículo deve trazer apenas as seguintes informações: formação inicial, última titulação, local da última titulação, filiação acadêmica atual, e-mail e indicação para o currículo Lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).

Os artigos serão encaminhados a dois pareceristas externos, com base nos quais a Comissão Editorial tomará sua decisão.

Normas para citações, notas de rodapés e referências bibliográficas

Citações

Todas as citações devem ser claras, exatas, precisas e identificadas para facilitar ao leitor a localiza- ção da obra mencionada, caso deseje aprofundar-se nos estudos sobre o tema. Para manter a clareza, deve-se grafar o nome e sobrenome completo de um autor na primeira menção no texto, reservando opcionalmente a abreviatura do nome para demais repetições. Para isso, todas as fontes de ideias e trechos citados no trabalho, como também obras consultadas cujos títulos o autor julgar necessário mencionar, devem ser referidas e constadas nas Referências Bibliográficas, ao final do trabalho. A referência à fonte deve seguir um dos seguintes padrões: o padrão Autor-Data, na forma: (AUTOR, Ano) ou (AUTOR, Ano, Página); ou, o padrão em notas de rodapé, na forma: SOBRENOME, Nome. Título da obra, Ano, Página. A despeito da forma adotada, em ambos os casos, exige-se manter a forma aderida em todo o trabalho, não misturando os padrões.

Exemplo de citação Autor-Data

“Aplicar padrões de justiça terrena aos Seus [de Deus] desígnios soberanos é desprovido de sentido e é um insulto à Sua Majestade, uma vez que Ele, e apenas Ele, é livre, não está submetido a lei nenhuma” (WEBER, 2001, p. 57).

No caso da citação no formato Autor-Data, se houver citação de mais de um título do mesmo autor, deve-se acrescentar uma letra após a data, tal como no exemplo: (WEBER, 2001b, p. 32). Isto deve aparecer tanto na citação quanto nas Referências Bibliográficas.

Exemplo de citação em nota de rodapé

“Aplicar padrões de justiça terrena aos Seus [de Deus] desígnios soberanos é desprovido de sentido e é um insulto à Sua Majestade, uma vez que Ele, e apenas Ele, é livre, não está submetido a lei nenhuma”1.

__________

1 WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, 2001, p. 57.

As citações longas (com mais de três linhas) devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificadas, com a mesma fonte do texto, em tamanho 11, espaçamento simples de 1.0 e sem aspas.

Exemplos de citação longa direta considerando a menção do autor no texto ou nas referências:

Exemplo 01

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. Chiavenato afirma:

A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. (2000, p. 302)

Exemplo 02

A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação. As necessidades humanas que motivam o comportamento humano produzem padrões de comportamento que variam de indivíduo para indivíduo. (CHIAVENATO, 2000, p. 302)

As citações curtas (até três linhas) devem ser transcritas no próprio texto, com o mesmo corpo e com aspas.

Exemplos de citação curta direta considerando a menção do autor no texto ou nas referências:

Exemplo 01

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. “A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação” (CHIAVENATO, 2000, p. 302).

Exemplo 02

A motivação está relacionada ao sistema de cognição de cada um, onde este sistema inclui os valores pessoais, e é influenciado pelo ambiente físico e social. Diz Chiavenato: “A motivação representa a ação de forças ativas e impulsionadoras: as necessidades humanas. As pessoas são diferentes entre si no que tange à motivação” (2000, p. 302).

Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas no corpo do texto e o original constar em nota de rodapé. Na fonte da citação deve constar: tradução nossa. Exemplo: (WEBER, 1991b, p. 32; tradução nossa).

Notas de Rodapé

As notas de rodapé devem estar em corpo 10. A numeração no corpo do texto (remissiva) deve aparecer antes da pontuação caso se a referência se referir à citação direta; por outro lado, se a nota de rodapé se referir à frase inteira do presente autor, a numeração deverá aparecer após a pontuação final – pois esta referirá ao período inteiro.

Exemplo de pontuação após citação direta

“Uma demonstração dos processos comportamentais básicos em condições simplificadas nos habilita a ver esses processos funcionando em casos complexos, mesmo que não possam ser rigorosamente tratados. Se os processos forem reconhecidos, o caso complexo pode ser inteligentemente manejado”1.

__________

1 REIMÃO, S. (Org.). Televisão na América Latina: sete estudos. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação/Editora da Umesp, 2000. 200p.

Exemplo de pontuação no período todo da frase

Como vimos, para Reimão, “se os processos forem reconhecidos, o caso complexo pode ser inteligentemente manejado”, de modo a possibilitar processos eficientes em casos complexos.1

__________

1 REIMÃO, S. (Org.). Televisão na América Latina: sete estudos. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação/Editora da Umesp, 2000. 200p.

 Referências bibliográficas

As referências bibliográficas completas, quando houver, devem ser colocadas no final do texto e obedecer à norma NBR 6023 da ABNT, 2002. Constam das referências apenas as obras mencionadas no texto. Seguem alguns exemplos:

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título da obra: subtítulo. Número da edição se não for a primeira. Local de publicação, estado: editora, data.

MENDONÇA, A. G. O celeste porvir: a inserção do protestantismo no Brasil. 2. ed. São Paulo, SP: Pendão Real, 1995.

Coletânea:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO/A ORGANIZADOR/A, Prenome abreviado. Título da coletânea. Número da edição, quando não for a primeira. Local de publicação, Estado: editora, data.

SANCHIS, P. A contribuição de Émile Durkheim. In: TEIXEIRA, F. (Org.). Sociologia da reli- gião: enfoques teóricos. Petrópolis: Vozes, 2003.

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. Título do periódico, volume, número da edição, páginas, data.

SANTA ANA, J. Igreja e seita: reflexões sobre esse antigo debate. Estudos de Religião, Ano VI, n. 8, p. 11-25, 1992.

Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. In: NOME DO CON- GRESSO OU SIMPÓSIO, número do congresso, ano de ocorrência., cidade onde se deu. Anais... Local de publicação, Estado: editora, data. Páginas.

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994. P. 16-29.

Dissertações e teses:

SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Prenome abreviado. Título do artigo. Ano de defesa. Número de páginas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado) – Nome da Faculdade, Cidade, Estado.

HACK, E. M. O canto comunitário no culto cristão: subsídios para a formação do músico eclesiástico. 2001. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Escola Superior de Teologia. São Ber- nardo do Campo, São Paulo.

Referências da Internet:

Após a citação do livro ou do artigo, deve-se acrescentar: Disponível em: <endereço na internet>. Acesso em: dia(s) mês abreviado e ano.

RAUSCHENBUSCH, W. For God and the people. Prayers of the social awakening. Boston/New York/Chicago: The Pilgrim Press, 1910. Disponível em: <http://www.archive.org/details/forgodandthe- peop00rausuoft>. Acesso em: 20 mar. 2009.

Figuras e tabelas

1. As figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, esquemas, desenhos e outros) devem aparecer no local exato do texto e sua identificação deve aparecer na parte inferior, precedida da palavra Figura e seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

2. Em sua apresentação, as tabelas têm numeração independente e consecutiva; o título deve ser inserido na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos. As fontes citadas na construção de tabelas e notas eventuais aparecem no rodapé após o fio de fechamento.

Apresentação de resenhas bibliográficas

O texto deverá ter entre 4 e 8 laudas (digitadas em espaço 1,5, fonte Times New Roman, corpo 12). Espera-se que o autor intitule sua resenha, com tradução ao inglês. A referência bibliográfica deverá vir no início, obedecendo à seguinte forma: SOBRENOME DO/A AUTOR/A, Pre-nome abreviado. Título da obra: subtítulo. Número da edição, se não for a primeira. Local de publicação, estado: editora, data. Número total de páginas.

Exemplo

REIMÃO, S. (Org.). Televisão na América Latina: sete estudos. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação/Editora da Umesp, 2000. 200p.

Outras sugestões estéticas

Citações literais da obra resenhada devem vir acompanhadas do número das páginas onde podem ser encontradas.

Devido a nova tendência do sistema digital de mapeamento e contabilidade automática de obras citadas, recomendamos a não substituição da repetição da autoria pelo convencional seis traços seguidos de ponto: “____.” Ou seja, ao invés de:

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001
______. Ciência e Política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1999.

usar:

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001

WEBER, Max. Ciência e Política: duas vocações, São Paulo: Cultrix, 1999.

 

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.