Vestígios de um Princípio Protestante: Uma leitura da educação superior na Assembleia de Deus no Brasil a partir de elementos da teoria da religião de Paul Tillich
Resumo
A proposta deste texto talvez seja mais pretensiosa no título do que no conteúdo propriamente dito. Trata-se de um esforço no sentido de contribuir para uma compreensão do fenômeno da educação superior na Assembleia de Deus no Brasil. Nesse fito, nos valemos da teoria da religião de Paul Tillich como chave hermenêutica para abordar o objeto. Ressaltamos, todavia, que disso não resulta qualquer tipo de panacéia ou resposta peremptória às questões que o fenômeno enseja. Antes, pensamos que esta leitura, dentre tantas outras, pode ser enriquecedora na medida em que oferece uma alternativa àquelas abordagens que tratam o objeto como derivação ou função social apenas. Aqui, portanto, interessa-nos muito mais sua dialética com a cultura a partir de Tillich.
Palavras-chave
Pentecostalismo; Assembleia de Deus; Educação Superior; Princípio Protestante.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1677-2644/correlatio.v15n2p209-233
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.