Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Comunicação & Sociedade?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista brasileira Comunicação & Sociedade (C&S), da Universidade Metodista de São Paulo, comunica que recebe textos inéditos, em fluxo contínuo para as suas edições nos formatos Artigo científico, Resenha e Entrevistas. São três edições por ano. Não há deadline para submissões dos textos. Os (as) interessados(as) devem enviar os textos pelo sistema online http://www.metodista.br/comunicacao.sociedade. Para submeter o material, o autor(a) deve se cadastrar no portal e seguir as instruções do sistema.

 A Revista não cobra dos autores nacionais ou internacionais taxas para a submissão, processamento ou publicação de artigos, resenhas ou entrevistas.

Os artigos devem versar sobre temas relacionados aos processos comunicacionais, com ênfase em pesquisas empíricas e reflexões teóricas sobre os meios de comunicação social, seus fluxos de produção, difusão e recepção e suas relações sócio-culturais; nos atos comunicacionais das organizações junto aos diversos públicos de interesse, nas dimensões e linguagens da divulgação do conhecimento tecno-científico e nas presentes inovações tecnológicas. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos dois anos. As entrevistas devem ter sido realizadas com professores e pesquisadores renomados da área da Comunicação Social, preferencialmente, com significativa produção científica e contribuição para o campo, nacionais ou internacionais. 

 1. Submissão de Artigos Científicos 

  • Todos os textos submetidos à C&S devem ser originais e inéditos. São aceitos textos publicados em anais de congressos. 
  • São aceitos artigo escritos em português, espanhol e inglês. 
  • O texto do artigo deve ter entre 40 e 50 mil caracteres com espaços, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço de 1,5 entre linhas, e alinhamento justificado. 
  • São aceitos artigos de doutores e doutorandos desde que em co-autoria com doutores, respeitando o limite de até três autores por trabalho. 
  • Todo artigo deve ter título, resumo entre 5 e 10 linhas e palavras-chave (até 5) em português, inglês e espanhol. 
  • O arquivo com o artigo não deve conter nenhuma referência quanto aos autores para não prejudicar o processo de avaliação às cegas. Porém, na hora da submissão, é necessário preencher todos os campos no sistema de metadados referente aos autores (titulação, instituição, e-mail etc.). 
  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto. 

  2. Submissão de Resenhas

  • O texto deve ter entre 8 e 10 mil caracteres com espaços, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço de 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. 
  • São aceitos artigo escritos em português, espanhol e inglês. 
  • As resenhas não precisam ter resumo, palavras-chave, nem referências bibliográficas finais (as mesmas, se necessário, devem vir como notas de rodapé ao longo do texto). Quanto às normas de citação e referência, a C&S segue as orientações da ABNT. 
  • São aceitas resenhas de mestrandos, mestres, doutores e doutorandos, de autoria individual. 
  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto. 
  • O arquivo com a resenha não deve conter nenhuma referência quanto ao autor para não prejudicar o processo de avaliação. Porém, na hora da submissão, é necessário preencher todos os campos no sistema de metadados referente ao autor (titulação, instituição, e-mail etc.).  

3. Submissão de Entrevistas  

  • O texto deve ter entre 15 e 20 mil caracteres com espaços, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço de 1,5 entre linhas e alinhamento justificado. 
  • São aceitos textos escritos em português, espanhol e inglês. 
  • As estrutura do texto deve seguir o modelo de entrevista ping-pong (perguntas e respostas), com título e uma breve introdução do entrevistado na sequência. Não é necessário ter resumo, palavras-chave, nem referências bibliográficas finais (as mesmas, se necessário, devem vir como notas de rodapé ao longo do texto). Quanto às normas de citação e referência, a C&S segue as orientações da ABNT. 
  • São aceitas entrevistas realizadas por mestrandos, mestres, doutores e doutorandos, pós-doutores, de autoria individual ou coletiva, respeitando o limite máximo de dois autores por entrevista. 
  • Os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto. 
  • O arquivo com a entrevista não deve conter nenhuma referência quanto aos autores para não prejudicar o processo de avaliação. Porém, na hora da submissão, é necessário preencher todos os campos no sistema de metadados referente aos autores (titulação, instituição, e-mail etc.).  

Processo de avaliação dos textos 

O material submetido à C&C é tratado de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. A avaliação dos artigos é às cegas, por isso a importância da não identificação nos textos para assegurarmos a imparcialidade. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e passam por uma primeira triagem, na qual são verificados aspectos relacionados às normas para publicação, como titulação do autor, ineditismo, relação com a área da Comunicação Social, estrutura do texto etc. Além disso, nessa etapa o texto é submetido a um software antiplágio. 

Os artigos aprovados nessa primeira triagem são distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de empate, um aceite e uma recusa, um terceiro parecerista será chamado para avaliar o trabalho enviado. 

No caso de resenhas e entrevistas, para serem publicadas, deverão ser aprovadas por dois membros da Comissão Editorial da própria revista. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado para avaliar o trabalho enviado. 

Os artigos, resenhas e entrevistas estão sujeitos a três pareceres:

  • Aceito
  • Aceito com correções obrigatórias
  • Rejeitado

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações: 

  • Relevância do objeto
  • Pertinência teórico-metodológica
  • Clareza da argumentação
  • Contribuição ao aperfeiçoamento dos processos comunicacionais
  • Aderência ao campo da comunicação social 

A decisão da Comissão Editorial, com base nos pareceres recebidos, é irrevogável. Os autores recebem todos os pareceres dados para verificação. 

 Instruciones para los autores 

La revista brasileña Comunicação & Sociedade (C&S), da Universidade Metodista de São Paulo, recibe trabajos inéditos, en flujo continuo, en los formatos artículo científico, reseñas critica y entrevistas. Son tres ediciones por año. No hay fecha límite para las sumisiones. Los(as) interesados(as) deben enviar los textos a través del sistema en línea http://www.metodista.br/comunicacao.sociedade. Para enviar el material, el autor debe registrarse en el portal y seguir las instrucciones del sistema. 

El periódico no carga los impuestos de los autores nacionales o internacionales para la sumisión, proceso o publicación de artículos, de reseñas o entrevistas. 

Los artículos deben versar sobre los temas relacionados a los procesos de comunicaciones, con énfasis en pesquisas empíricas, reflexiones teóricas sobre los medios de comunicación social, sus flujos de producción, difusión y recepción y sus relaciones socio-culturales; en los actos de comunicación de las organizaciones con los diferentes públicos, en las dimensiones y lenguajes de la divulgación del conocimiento técnico y científicos y o sobre las innovaciones tecnológicas. Las reseñas deben tratar las obras publicadas en los últimos  dos años. Las entrevistas deben haberse realizado con reconocidos profesores e investigadores brasileños o extranjeros del área de la Comunicación Social, preferiblemente, con relevante producción científica y contribución al campo. 

1. Sumisión de Artículos Científicos 

  • Todo los textos sometidos a C&S deben ser originales. Son aceptados textos publicados en eventos. 
  • Son aceptados artículos escritos en portugués, inglés y español. 
  • El  artículo debe tener entre 40 y 50 mil caracteres con espacios, fuente Times New Roman, en tamaño 12, con espacio 1,5 entre las líneas e aliñamento justificado. 
  • Son aceptados artículos de doctores y doctorandos en coautoría con un doctor. Hay un límite hasta tres autores por trabajo. 
  • Todo artículo debe tener título, resumén y palabras clave (hasta 5) en portugués, inglés y español. 
  • El archivo con el artigo no debe contener referencias sobre los autores para no perjudicar el proceso de evaluación ciega. Sin embargo, en el momento de la sumisión, es necesario completar a todos los campos en el sistema de metadatos sobre los autores (titulación, institución, correo electrónico etc.). 
  • Los autores son responsables por la revisión gramatical y ortográfica de sus textos. 

2. Sumisión de Reseñas 

  • La reseña debe tener entre 8 y 10 mil caracteres con espacios, fuente Times New Roman, tamaño 12, espacio 1,5 entre las líneas e aliñamento justificado. 
  • Son aceptados reseñas escritas en portugués, inglés y español. 
  • Las reseñas no necesitan tener resumén, palabras clave o referencias bibliográficas finales (si fuera necesario, deben aparecer como notas a pie de página por lo texto). En cuanto a los padrones de citación y referencias, a C&S sigue las orientaciones de la ABNT. 
  • Son aceptadas reseñas de mestrandos, mestres, doctorandos, doctores y pós-doctores, de autoria individual. 
  • Los autores son responsables por la revisión gramatical y ortográfica de sus textos. 
  • El archivo con la reseña no debe contener referencias sobre los autores para no perjudicar el proceso de evaluación ciega. Sin embargo, en el momento de la sumisión, es necesario completar a todos los campos en el sistema de metadatos sobre los autores (titulación, institución, correo electrónico etc.). 

3. Sumisión de Entrevistas 

  • La entrevista debe tener entre 15 y 20 mil caracteres con espacios, fuente Times New Roman, tamaño 12, espacio 1,5 entre las líneas e aliñamento justificado. 
  • Son aceptados textos escritos en portugués, inglés y español. 
  • La estructura del texto debe seguir em modelo de preguntas y respuetas, con título y una breve introducción del entrevistado a continuación. No hay necesidad de resumén, palabras clave o referencias bibliográficas finales (si fuera necesario, deben aparecer como notas a pie de página por lo texto). En cuanto a los padrones de citación y referencias, a C&S sigue las orientaciones de la ABNT. 
  • Son aceptadas reseñas de mestrandos, mestres, doctorandos, doctores y pós-doctores, de autoria individual o coletiva. Hay un límite hasta dos autores por trabajo. 
  • Los autores son responsables por la revisión gramatical y ortográfica de sus textos. 
  • El archivo con la entrevista no debe contener referencias sobre los autores para no perjudicar el proceso de evaluación ciega. Sin embargo, en el momento de la sumisión, es necesario completar a todos los campos en el sistema de metadatos sobre los autores (titulación, institución, correo electrónico etc.).  

Proceso de evaluación de textos 

Los materiales sometidos a la C&S son tratados de manera profesional y de acuerdo con los padrones científicos internacionales. El proceso de evaluacion de los artículos es ciego, por eso la importancia de la no identificación en los textos para garantir la imparcialidad. Los textos son recibidos por la comisión editorial y son sumetidos a una primera evaluacion, por la cual se verifican aspcetos relacionados con las normas de publicación, como la titulación del autor, la originalidad, la relación del tema con el área de la Comunicación Social, la estructura del texto etc. Además, en esa etapa, el texto está sujeto a un software antiplagio. 

Los artículos aprobados en esa primera eta son distribuidos a dos evaluadores de fuera. Para que sea publicado, el texto precisa ser aprobado por los dos evaluadores. En caso de contradicción en las evaluaciones, uno habiendo aceptado y otro rechazado, un tercer evaluador debe ser llamado para dar su parecer. 

Las entrevistas y las reseñas, para que sean publicadas, deben ser aprobadas por dos integrantes de la comisión editorial de la propia C&S. En caso de necesidad, un tercer evaluador debe ser llamado para dar su parecer. 

Los artículos, entrevistas y reseñas están sujetos a tres tipos de evaluaciones: 

  • Acepto
  • Acepto con revisiones
  • Rechazado

 Los evaluadores analizan los textos de acuerdo con las siguientes recomendaciones 

  • La relevancia del objeto de investigación
  • La pertinencia de la teoría y metodología
  • Clareza de la argumentación
  • Contribución a los procesos comunicacionales
  • Relación con el área de la Comunicación Social 

La decisión de la Comisión Editorial, con base en las evaluaciones recibidas, no puede ser alterada. Los autores reciben todos los pareceres dados para la verificación.

Guidelines for authors

 The Brazilian journal Communication & Society (C&S), published by Methodist University of São Paulo, is open to receive inedited texts for its next editions, in continuous flow, in Scientific Articles (papers), Reviews and Interviews models. There are three editions per year. There is not deadline for submissions. Authors interested in publishing with the journal must send texts through the online system: http://www.metodista.br/comunicacao.sociedade. To submit the material, authors must register on the portal. 

The journal does not charge of the national or international authors taxes for the submission, processing or publication of articles, reviews or interviews. 

The papers must address topics related to communication processes, with emphasis on empirical research and theoretical reflections on the media, their production flows, diffusion and reception and their socio-cultural relations; in acts of communication of organizations present alongside the various stakeholders, in languages and dimensions of techno-scientific knowledge dissemination and in the current technological innovations. Reviews must approach works published in the last two years. Interviews must have been conducted with renowned professors and researchers from the Social Communication area, preferably, Brazilian or foreign, with important scientific production and contribution to the field. 

1. Submission of Scientific Articles (papers) 

  • All papers submitted to C&S must be original by the author or group of authors and inedited. Texts published in conference records are accepted. 
  • Articles written in Portuguese, Spanish and English are accepted. 
  • Texts must have between 40 and 50 thousand characters, including spaces, in font Times New Roman, size 12, with 1,5 space between lines and justified alignment. 
  • Only articles by PhD holders are accepted. PhD students can submit articles co-signed by a PhD holder. There is a maximum limit of three authors per paper. 
  • All paper must have title, 5-10 lines abstract and keywords (until 5) in Portuguese, English and Spanish. 
  • The archive with the paper should not contain any references to the authors to do not disturb the blind evaluation process. However, at the time of submission, it is necessary to fill the form with information of the authors (degree, academic affiliation, email etc.).  
  • The authors are responsible for reviewing text grammar and spelling. 
  • Concerning rules of citation and bibliographic references, C&S follows the ABNT guidelines (Associação Brasileira de Normas Técnicas) [Brazilian Association of Technical Standards]. 

   2. Submission of Reviews 

  • Texts must have between 8 and 10 thousand characters, including spaces, in font Times New Roman, size 12, with 1,5 space between lines and justified alignment. 
  • Texts written in Portuguese, Spanish and English are accepted. 
  • It is not necessary abstract, keywords or final bibliographic references in Reviews. If any reference is required, they must be as footnotes throughout the text. Concerning rules of citation and bibliographic references, C&S follows the ABNT guidelines (Associação Brasileira de Normas Técnicas) [Brazilian Association of Technical Standards]. 
  • Reviews produced by Masters students, Masters, PhD and PhD students are accepted, individually. 
  • The authors are responsible for reviewing text grammar and spelling. 
  • The archive with the paper should not contain any references to the authors to do not disturb the evaluation process. However, at the time of submission, it is necessary to fill the form with information of the authors (degree, academic affiliation, email etc.).  

 3. Submission of Interviews 

  • Texts must have between 15 and 20 thousand characters, including spaces, in font Times New Roman, size 12, with 1,5 space between lines and justified alignment. 
  • Texts written in Portuguese, Spanish and English are accepted. 
  • The structure of the text should follow questions and answers model, with title and a brief introduction about the interviewee. It is not necessary abstract, keywords or final bibliographic references. If any reference is required, they must be as footnotes throughout the text. Concerning rules of citation and bibliographic references, C&S follows the ABNT guidelines (Associação Brasileira de Normas Técnicas) [Brazilian Association of Technical Standards]. 
  • Interviews produced by Masters students, Masters, PhD and PhD students are accepted. There is a maximum limit of two authors per interviews. 
  • The authors are responsible for reviewing text grammar and spelling. 
  • The archive with the paper should not contain any references to the authors to do not disturb the evaluation process. However, at the time of submission, it is necessary to fill the form with information of the authors (degree, academic affiliation, email etc.).   

Process of evaluation of texts 

The material submitted to C&S is treated in a professional way and within the international scientific standards. The scientific articles evaluation is blind, so the importance of non-identification about authors in the texts to ensure impartiality. The texts are received by the Editorial Commission that carries out a first analysis to see issues related to the rules for publication, such as degree of the authors, originality, relationship with the Social Communication area, text structure etc. In addition, at this stage, the text is submitted to anti-plagiarism software. 

The texts approved in this first phase are distributed to two external referees. To be published, the paper must be approved by the two external referees. In case of a tie, one acceptance and one rejection, a third referee will be called to evaluate the submitted article. 

About reviews and interviews, to be published, they must be approved by two members of the Editorial Board of the journal. In case of a tie, a third member will be called to evaluate the text. 

Scientific articles, reviews and interviews are subject to three opinions: 

  • Accepted
  • Accepted with reviews
  • Refused

 The referees analyze the texts and register their opinion according to the following recommendations:  

  • Relevance of the object
  • Theoretical and methodological relevance
  • Clarity of argument
  • Contribution to the improvement of communication processes
  • Adherence to the field of Social Communication. 

The decision of the Editorial Board, based on the opinions received, is irrevocable. Authors receive all opinions by external referees.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. Revisão ortogáfica e gramatical. Ciência de que os autores são responsáveis pela revisão gramatical e ortográfica do texto.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
DECLARACIÓN DE DERECHOS DE AUTOR

Los autores que publican en C&S están de acuerdo con las siguientes determinaciones:

  • Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con trabajo simultáneamente licenciado so la Creative. Permitiendo también el compartimiento del trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en la C&S.
  • Los autores tienen la autorización para asumir los contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en la C&S (ej.: publicación en locales institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en la revista.

COPYRIGHT STATEMENT

Authors who publish with this journal agree to the following terms:

  • Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
  • Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with an acknowledgment of authorship and its initial publication in this journal.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.