Ensino de jornalismo: observação de hábitos de leitura e escrita entre universitários como informação preliminar às decisões didáticas
Resumo
O ensino da escrita envolve necessariamente lidar com a diversidade. Em cursos superiores de instituições públicas e privadas, é grande a heterogeneidade: faixa etária, poder aquisitivo, interesses, identidades e também do estágio de letramento dos estudantes. A mesma situação ocorre nos cursos de comunicação, colocando os docentes diante de vários desafios relacionados ao ensino e à aprendizagem. Um dos aliados no enfrentamento desses desafios e na tomada de decisões didáticas é o conhecimento sobre o processo de constituição desses estudantes como escreventes e leitores. Com o objetivo de contribuir nesta direção, serão aqui descritos e analisados dados sobre hábitos de leitura e escrita entre estudantes de comunicação, principalmente de jornalismo. Os dados foram coletados por meio de um questionário respondido por 15 estudantes de 11 instituições públicas e privadas de São Paulo.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n1p25-45
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