O rock argentino na crítica acadêmia: elipse da materialidade verbal
Resumo
Apresenta-se um panorama da recepção crítica do rock argentino no meio acadêmico, em diversas áreas de conhecimento. Foram considerados livros de pesquisa, artigos em revistas especializadas, teses e dissertações sobre esse movimento musical no referido país. Os resultados mostram que a crítica gera em torno do movimento uma “tradição em formação” com os seguintes traços predominantes: abordagem do rock fundamentalmente como delimitador de “identidades sociais” de diverso tipo, periodizações em paralelo com as mudanças nos regimes políticos, consideração exclusivamente temática e conteudística de suas letras. Tentamos demonstrar que esses traços concorrem para uma delimitação do rock como fenômeno exclusivamente da mídia de massa, que coloca em segundo plano sua função estética e sua vinculação com outras séries artísticas. Paralelamente, observamos uma escassez de abordagem das letras do rock como objeto poético, ou mesmo como superfície lingüístico-discursiva.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v29n49p163-180
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