Teologia das religiões para além do doutrinário

Alonso S. Gonçalves

Resumo


Resumo

A proposta que aqui se pretende, é discutir alguns critérios na abordagem das religiões em curso pela teologia. Essa relação entre teologia e religiões, se dá, principalmente, por conta do pluralismo religioso e, do necessário, diálogo inter-religioso. É sabido que o debate em torno do tema conta com diferentes enfoques e perspectivas. Esse desafio se constitui motivador, uma vez que a temática – a relação entre teologia e religiões –, está envolvida na terminologia conhecida como teologia das religiões. A nossa hipótese é de que alguns critérios para esse esforço (relação entre teologia e religiões), ainda são poucos explorados, ou evitados, como o status epistemológico de uma teologia que quer pensar o fenômeno religioso antes do enquadramento doutrinário de uma determinada experiência religiosa.

Palavras-chave: Teologia das Religiões. Pluralismo Religioso. Fenômeno Religioso. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v22n2p117-135

Direitos autorais 2017 Caminhando

Qualis B1

2176-3828 [ISSN da edição eletrônica]

1518-7019 [ISSN da edição impressa]

10.15603 [DOI (Document Object Identifier)]

E-mail: periodico.caminhando@gmail.com

This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), www: http://www.atla.comSumários.org; Portal de periódicos da CAPES; DOAJ Content Directory of Open Access Journals; Latinindex.

 

       

           

 Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. href="https://redib.org/Record/oai_revista5650-caminhando">