Breve História da Arqueologia Bíblica: Contribuição e Crítica Estadunidense

Fábio Augusto Darius, Elder Hosokawa

Resumo


A arqueologia bíblica, ramo da arqueologia que se dispõe a estudar as evidências materiais relacionadas de forma direta ou indireta a partir de relatos bíblicos ou evidenciados ao texto das Escrituras judaico-cristãs tem sua origem com o nascimento da própria arqueologia. Suas técnicas, inclusive, são as mesmas. Seu escopo não é o de objetivamente comprovar a fé ou desvelar supostos erros cometidos pelos autores dos textos bíblicos, mas tão somente instrumentalizar o estudante da Bíblia e/ou da arqueologia em geral para que melhor se compreenda e visualize os textos históricos. O objetivo do presente trabalho é, de forma incipiente, relacionar os principais nomes e acontecimentos deste ramo arqueologia desde suas origens, ainda no século XIX até o presente, a partir da história da arqueologia tradicional e apresentar a contribuição estadunidense para pesquisa e divulgação e crítica à arqueologia bíblica. 


Palavras-chave


Arqueologia Bíblica; Oriente Próximo; História Contemporânea

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v22n2p19-29

Direitos autorais 2017 Caminhando

Qualis B1

2176-3828 [ISSN da edição eletrônica]

1518-7019 [ISSN da edição impressa]

10.15603 [DOI (Document Object Identifier)]

E-mail: periodico.caminhando@gmail.com

This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), www: http://www.atla.comSumários.org; Portal de periódicos da CAPES; DOAJ Content Directory of Open Access Journals; Latinindex.

 

       

           

 Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. href="https://redib.org/Record/oai_revista5650-caminhando">