Os lugares de atuação sacerdotal e as alusões ao Dia da Expiação em Hebreus

Isaac Malheiros

Resumo


O objetivo desta pesquisa é verificar onde o autor de Hebreus se refere ao sumo sacerdote no Lugar Santíssimo do santuário, e se essa referência está sempre vinculada ao Dia da Expiação no argumento do Autor. A pesquisa será feita através de uma análise linguística e exegética de palavras e expressões relacionadas à localização espacial da atuação sacerdotal em Hebreus. Essa análise utilizará como parâmetro a Septuaginta (LXX) e textos representativos do período do Segundo Templo, bem como a literatura judaica e cristã dos séculos próximos ao século I. Com base nesse artigo é possível concluir que nem sempre o sumo sacerdote está vinculado ao Lugar Santíssimo e ao Dia da Expiação.


Palavras-chave


Hebreus; Sacerdócio; Dia da Expiação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v22n2p165-175

Direitos autorais 2017 Caminhando

Qualis B1

2176-3828 [ISSN da edição eletrônica]

1518-7019 [ISSN da edição impressa]

10.15603 [DOI (Document Object Identifier)]

E-mail: periodico.caminhando@gmail.com

This periodical is indexed in the ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), www: http://www.atla.comSumários.org; Portal de periódicos da CAPES; DOAJ Content Directory of Open Access Journals; Latinindex.

 

       

           

 Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. href="https://redib.org/Record/oai_revista5650-caminhando">