Educação & Linguagem

Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).


 


 

 


Imagem para capa da revista

Revista Educação & Linguagem - UMESP

2º semestre 2021


A Revista Educação & Linguagem, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, lança a chamada de artigos para o Dossiê temático “Cem anos de Paulo Freire e Edgar Morin”. Os trabalhos poderão ser submetidos pelo site da revista até o dia 27 de julho de 2021.

Nessa edição comemorativa, reverenciamos esses pensadores reconhecidos internacionalmente pela grandeza de sua obra. Contemporâneos, um brasileiro de 18 de setembro, outro francês de 08 de julho de 1921, atravessaram o século XX, marcado por conquistas, descobertas, inovações, guerras, crises. Participaram do universo socioeconômico, político e cultural de seu tempo, interferindo e acreditando na Educação como brecha e caminho de transformação da realidade.

Ambos partem da ideia de Educação como ferramenta para toda a vida, do inacabamento do humano que, se educa e se cultiva a partir da conscientização, da boniteza e da amorosidade. Entendem que politização do pensamento, resistência e ação são perspectivas necessárias para a emancipação e o bem-viver.

É oportuno aproximar as ideias de Freire e Morin nesse momento histórico, ressaltando sua relevante contribuição e o compromisso com uma sociedade mais solidária, fraterna e com justiça social. Em tempos de lamentos e incertezas nesse triste cenário social e político, encontraremos nesses dois autores, guarida, inspiração e fundamentos teóricos que nos permitam construir outra história, consolidando o caminho para um mundo ético e humanizado, com espaço para sonhos e utopia.

Fortalecidos nessa esperança que nos mobiliza e nos alegra, lançamos o convite para trilharmos juntos esse caminho.  


Normas: ABNT 

Organizadoras:

Elizabete Ferreira Esteves Campos

Izabel Cristina Petraglia

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 24, n. 1 (2021): Educação & Linguagem

Sumário

Dossiê: Educação e Direitos Humanos: olhares interdisciplinares

Cristina Miyuki Hashizume, Sergio Marcus Nogueira Tavares
PDF
1-2
Emerson Vicente da Cruz, Henrique Caetano Nardi, Elka Lima Hostensky, Lucas Rech da Silva, Esteve Espelt
PDF
3-25
Gisele Martins Ferreira, Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda
PDF
27-47
Daniela Conegatti
PDF
49-68
Solange de Castro, Elisabeth Rossetto
PDF
69-90
Blenda Priscila Alencar
PDF
91-103
Alzira Lobo de Arruda Campos, Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Deise da Rosa Oliveira
PDF
125-147
Cristina Miyuki Hashizume
PDF
149-163
João Paulo da Silva Maciel
PDF
165-182

Resenha

Hellen Cristina Picanço Simas, Cassandra Augusta Rodrigues Nascimento
PDF
183-187

Artigos

Alvaro Martins Fernades Junior, Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Fernando José de Almeida
PDF
189-206
Diogo dos Santos Brauna, Rafael Lopes de Sousa, Luiz Antonio Dias
PDF
207-224
Willian Rufato da Silva, Marilene Santana dos Santos Garcia
PDF
225-243
Germano Bruno Afonso, Melissa Samantha Holetz
PDF
245-265
Rafael Lopes de Sousa, Luiz Antonio Dias
PDF
267-287
Elena Bellido-Pérez
PDF
289-304
Fabiana Cabrera Silva Santos, Sergio Marcus Nogueira Tavares
PDF
305-319