Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.
Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).

CHAMADA DE SUBMISSÕES DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ
Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo
Dentre os inúmeros desafios apresentados pela contemporaneidade, um é particularmente colocado em tela: por meio da linguagem, da educação e da formação docente, o indivíduo constrói um conhecimento de causa, uma autonomia candente e uma liberdade vigorosa, que favorecem a tomada de decisões que incidem sobre a integração de si e do outro. Nesse ecossistema instigante, a Complexidade emerge como um suporte ontológico, epistemológico e metodológico que sinaliza caminhos para uma concepção transdisciplinar que possibilita a construção e a articulação de saberes que, assim mobilizados, podem potencialmente promover maior compreensão entre os seres humanos, uma visão mais fraterna do que seria bem-viver e melhor entendimento para a continuidade da vida no planeta.
Ancorado nessa percepção complexa da realidade, o dossiê Complexidade: entre limites e horizontes no contemporâneo se propõe a reunir artigos que, frutos de pesquisa e/ou de reflexão teórica, venham a contribuir para o esclarecimento de questões relacionadas à complexidade e a transdisciplinaridade, visões estreitamente inter-relacionadas e imbricadas na concepção do contemporâneo.
Os artigos, submetidos de acordo com as normas da revista, devem ser enviados até o dia 5 de fevereiro de 2024.
ORGANIZADORES:
Profa Dra Maximina Maria Freire - PUC-SP
Prof. Dr. Marcelo Furlin - UMESP
v. 26, n. 1 (2023): Educação & Linguagem, jan.-jun.
Sumário
Dossiê - Inclusão e condição humana
Izabel Cristina Petraglia, Maria Dolores Fortes Alves, Cristina Miyuki Hashizume
|
1-3
|
Elvis Rezende Messias, Antônio Joaquim Severino, Mariana Silva Mancilha, Izabel Cristina Petraglia
|
5-29
|
Maria José de Pinho, Kênia Paulino de Queiroz Souza
|
31-48
|
Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira, Sandra Valéria Limonta
|
49-69
|
João Henrique Suanno, Anna Clara Souza Sobral, Marilza Vanessa Rosa Suanno
|
71-85
|
Maria Betânia Correia de Oliveira, Maria Dolores Fortes Alves, Izabel Cristina Petraglia
|
87-104
|
Luciana de Freitas Bica, Circe Mara Marques, Madalena Pereira da Silva
|
105-129
|
Cleide Rita Silvério de Almeida, Agnaldo Aparecido Geremias
|
131-149
|
Vanderléa Ana Meller, Maria Glória Dittrich, Claudio da Silva
|
151-169
|
Vera Lúcia Simão, Camila Pureza Zanotto, Adriana da Silva Ferreira de Oliveira, Thais de Oliveira
|
171-193
|
João Henrique Suanno, Gabriella Paula Pereira Matos, Marilza Vanessa Rosa Suanno
|
195-209
|
Claudio F. André, Adriana Barroso de Azevedo, Fabíola Andrade
|
211-236
|