Educação & Linguagem

Educação & Linguagem, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, consolida-se como periódico semestral, comprometido com a pesquisa acadêmica e contribuindo para a divulgação de trabalhos relacionados às políticas e práticas sociais da Educação em suas múltiplas linguagens. Educação & Linguagem em sua primeira parte, na forma de "Dossiê", traz artigos organizados sob uma temática de interesse não apenas para a área da Educação, como também para outras áreas, com a contribuição de pesquisadores brasileiros de várias regiões do país e contando com autores internacionais, sempre que o debate assim o exija.

Os artigos publicados nesta revista possuem o DOI (Document Object Identifier).


 


 

 


Imagem para capa da revista

Revista Educação & Linguagem - UMESP

Chamada de Dossiê Temático – primeiro semestre de 2020

PAULO FREIRE: Presença no Mundo e com o Mundo

Em 2018, comemoramos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, uma das obras mais conhecidas entre os educadores do mundo inteiro e uma das mais citadas em trabalhos acadêmicos, o que ratifica a atualidade do pensamento de Paulo Freire. A profundidade de suas elaborações prático-teóricas o torna uma referência mundial no campo da educação, fundamental para o fortalecimento da democracia. A radicalidade de seu pensamento, no entanto, nem sempre é de fácil compreensão e provoca interpretações equivocadas e ataques por parte dos que desejam manter a relação opressor-oprimido. O conservadorismo fundado em valores moralizantes reforça a sociedade excludente e desigual, por meio da manipulação e da dominação das massas, tornando a educação uma ferramenta eficiente para tal finalidade. Nesse cenário, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Metodista de São Paulo abre a chamada para o Dossiê Temático, com a reunião de artigos e ensaios de pesquisadores que dialogam com o pensamento de Freire e que reconhecem a relevância de sua presença no mundo e com o mundo, especialmente no atual momento de grandes turbulências e incertezas.

 

Eixos:

  1. A dialogicidade como metodologia pedagógica para enfrentar o recrudescimento de posições radicalizadas
  2. A leitura crítica da realidade e a práxis transformadora
  3. A expansão da participação em contextos democráticos
  4. A concepção problematizadora da educação e o enfrentamento dos antagonismos.
  5. A finalidade humanista da educação

 

Dossiê Revista Educação & Linguagem V. 23, N. 1

Orgs. Marcelo Furlin e Elisabete F. Esteves Campos

Submissões até 30/05/2020

Formatação dos textos: ABNT Brasil e Normas de Publicações da Revista

Idiomas: português e Inglês.

Notícias

 
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Outras notícias...

v. 22, n. 2 (2019): Educação & Linguagem, jul.-dez.

Sumário

Cristina Miyuki Hashizume, Denise D’Auria Tardeli  
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1-3

Dossiê: Educação e Saúde

Cristina Miyuki Hashizume
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5-24
Carolina Braz Carlan Rodrigues, Karla Mendonça Menezes, Vanessa Candito, Félix Alexandre Antunes Soares
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25-41
Danielle Ribeiro Rocha, Gabriele Marisco da Silva
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43-59
Luna Cassel Trott, Daniela Ribeiro Schneider
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61-86
Karine Rudek, Eliane Gonçalves dos Santos, Erica do Espirito Santo Hermel
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87-106
Tatiane dos Santos Costa, Ludgleydson Fernandes de Araújo, Fauston Negreiros
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107-126
Paulo Sergio Rodrigues de Paula
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127-147
Alacir Villa Valle Cruces
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149-169
Cristina Miyuki Hashizume, Etiene Carolina Mattos Rainha, Pâmela Thaís Magalhães Reis, Raquel Arminda Sória dos Santos
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171-191

Artigos

Erivania Melo de Morais
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193-206

Resenhas

Sonia Maria Pereira Vidigal
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207-209
Simone Rocha Pereira
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211-216