O que é ensino em mídias móveis? Aprendendo com a Universidade de Aveiro

Marcelo Anunciato, Marcus Bastos

Resumo


Esse artigo procura apresentar o conceito de ensino em mídias móveis, discutindo benefícios e limitações desta forma de aprendizagem. Entre os temas discutidos, estão a ubiquidade e a gamificação, que são aspectos da aprendizagem em dispositivos móveis, sendo a ubiquidade algo que a diferencia. Numa época em que as redes sociais são pervasivas, tornou-se um desafio prender a atenção dos usuários, ainda mais em se tratando de uma atividade que requer maior tempo e concentração. O texto analisa em maior profundidade um exemplo na Universidade de Aveiro, em Portugal, em que o Parque Infante Dom Pedro serve como cenário para um ambiente de aprendizagem gamificado.


Palavras-chave


mobilidade; aprendizado; celulares; conhecimento; educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n2p389-409

ISSN IMPRESSO: 1415-9902

ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043

      IRESIE

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.