Contributos de Paulo Freire para a educação de surdos: entrevista com o Prof. Dr. Joaquim Melro

Elisabete Ferreira Esteves Campos, Marcelo Furlin

Resumo


O Grupo de Estudos Paulo Freire, da Universidade Metodista de São Paulo, teve o prazer de receber o Prof. Dr. Joaquim Melro, diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa e pesquisador da Universidade de Lisboa, que gentilmente compartilhou conosco suas perspectivas para a educação de surdos, fundamentada na leitura rigorosa de Paulo Freire. Apresentamos excertos do diálogo ocorrido em interação remota, agradecendo ao professor por sua generosidade em nos atender, trazendo o pensamento de Freire, tão necessário nesse momento de turbulência em nosso País. A leitura crítica da realidade para a construção de um mundo mais humanizado e ético, é um compromisso coletivo para enfrentarmos preconceitos e exclusões.


Palavras-chave


Paulo Freire. Educação de surdos. Diversidade.

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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n2p475-502

ISSN IMPRESSO: 1415-9902

ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043

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