Formação ao longo da vida e humanização: dialética para o potencialmente possível

Madson Pinto dos Santos, Rosária Helena Ruiz Nakashima

Resumo


O presente artigo pretendeu perceber a demanda existente em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançar mão dos saberes e potencialidades dos interlocutores para resolução dialógica da situação-problema para um avançar dialético permanente a fim de transformar realidades, com base nos seus sonhos, para uma vida mais digna. Para tanto, utilizamos métodos participativos como roda de conversa, círculo de cultura e mais especificamente a técnica brainstorm, que apontaram as temáticas trabalho como sendo um conflito e a escola como possibilidade de resolução, tecida pela cultura de paz, que requer estrutura preferencialmente descentralizada e democrática, para que se realizem de maneira planejada seus objetivos, considerando o inédito viável.

Palavras-chave


Formação ao longo da vida; Inédito viável; Humanizaçã;. Vantagens cumulativas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n2p245-272

ISSN IMPRESSO: 1415-9902

ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043

      IRESIE

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.