Formar para a excelência profissional – pressupostos e rupturas nos níveis iniciais da docência
Resumo
A formação de professores para os níveis iniciais da escolaridade tem sido marcada por sua história no sistema, e pela especificidade da própria história do sistema português e da sociedade em que se insere, quando comparado com outros sistemas ocidentais cujo desenvolvimento sócio-histórico e educacional foi nitidamente diverso. Assim, a discussão da problemática da excelência profissional desses docentes dos primeiros níveis da escolarização – articulada necessariamente com a da qualidade de ensino oferecida por esses profissionais –, hoje tão invocada em diversos níveis, carece de alguma desmontagem crítica daquele percurso e contexto sócio-histórico, que neste texto se procura problematizar brevemente. Por outro lado, não se pode de todo dissociar-se a concepção de excelência e qualidade da representação mais ampla do que é ser professor – o conceito tal como pode hoje ser lido à luz da investigação, e a auto e hetero-representação da profissionalidade docente tal como são socialmente construídas e vividas. Esta linha constitui assim outro eixo da análise da problemática da excelência que aqui se procura desenvolver. Implicações para a formação são discutidas à luz dos conceitos analisados.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n15p18-42
ISSN IMPRESSO: 1415-9902
ISSN ELETRÔNICO: 2176-1043
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